quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Como usar a função Concatenar no Excel

A função Concatenar no Excel é usadapara unir duas ou mais células em uma terceira célula sem que o usuário tenha um trabalho adicional. Aprenda como usá-la e alguns exemplos da mesma no tutorial abaixo.

Como usar a função Concatenar no Excel

Exemplo 1: Tabela de nomes e cidades
Observe o exemplo. Nele há três colunas, com uma de nomes, outra de sobrenomes e a terceira de cidades. A função concatenar as agrupa em uma única cadeia de texto. Sua sintaxe é a seguinte: =CONCATENAR([texto1], [texto2], ...)
Como usar a função Concatenar
Agora, quando se separa as células com a fórmula =CONCATENAR(A2;B2;C2) o resultado é o mostrado abaixo porém, longe do desejado. Acontece que o Excel não cria o espaço entre o nome e o sobrenome. 
Como usar a função Concatenar
A maneira desejável de se usar o concatenar é da seguinte forma =CONCATENAR(A2;" ";B2;" ";C2), observe o resultado. As aspas determinam um segundo texto dentro da função contatenar, que não são nada mais nada menos do que um espaço.
Como usar a função Concatenar
Outro cuidado que deve ser tomado é utilizar ";" ao invés de ":". pois ";" atua como um separador e o ":" como junção. Observe que a fórmula retorna um erro de !VALOR ao usar ":" para dividir as células.
Como usar a função Concatenar
Você pode aplicar outros parâmetros no concatenar que não estejam em uma célula, como por exemplo profissão. Ao usar a função como =CONCATENAR(A2;" ";B2;"-";C2;"-";"Jornalista") o Excel automaticamente adiciona tanto o traço como a profissão.
Como usar a função Concatenar
Exemplo 2: Média de alunos
O CONCATENAR também pode ser utilizado em conjunção com outras funções do Excel, como por exemplo a MÉDIA. No quadro abaixo está listado o nome, o Sobrenome e os valores tanto da primeira como da segunda prova e uma terceira coluna com a média. A Sintaxe da função MÉDIA do Excel é: =MÉDIA(VALOR1:VALOR2).
Como usar a função Concatenar
Sendo assim, a fórmula a ser utilizada é =MÉDIA(C2:D2)
Como usar a função Concatenar
Você pode usar o Contacenar de duas maneiras, colocando já o resultado da média com a fórmula =CONCATENAR(A2;" ";B2;"-";"Média Final";": ";E2) ou calculando diretamente do contacenar.
Como usar a função Concatenar
No segundo caso, a fórmula deve ser feita da seguinte maneira: =CONCATENAR(A2;" ";B2;"-";" ";"Média Final";": ";MÉDIA(C2:D2)). Veja o resultado abaixo.
Como usar a função Concatenar
Você pode ir além e junto a tudo isso aplicar uma função SE, para inserir a situação do Aluno.
O SE é formado da seguinte maneira: =SE[teste lógico;valor_se_verdadeiro;valor_se_falso]. No exemplo, o aluno será aprovado se a média for maior ou igual a 6. Caso esse valor seja Verdadeiro, o SE irá retornar "Aprovado", se Falso, retornará "Não aprovado".
Para fins de simplificação a média será calculada previamente em outra célula e aplicado a função SE dentro de CONTATENAR. No caso da planilha usada para o tutorial, a célula E2. A fórmula é a seguinte: =CONCATENAR(A2;" ";B2;"-";" ";"Média Final";": ";E2;" ";"-";" ";SE(E2>=6;"Aprovado";"Não aprovado")).
concatenar-11
Vale apontar que algumas das aspas e espaços utilizados são apenas para fins estéticos, pois caso não as use a função acaba como na imagem abaixo, o que convenhamos, não é nem um pouco agradável etéticamente.



concatenar-12


Leia também.
como baixar musicas do YouTube.

como colocar brushes no photoshop.
como mudar o idioma do hotmail.
como desinstalar o AVAST antivírus.
como aumentar a memoria virtual do PC.

Nenhum comentário:

Atenção,Aviso Legal.

Todos os direitos autorais reservados.
A violação dos direitos autorais é punível como crime, com pena de prisão, multa e indenizações civis .
LEI Nº 9.610
Art. 5º Para os efeitos da Lei, considera-se:
I - publicação - o oferecimento de obra literária, artística ou científica ao conhecimento do público, com o consentimento do autor, ou de qualquer outro titular de direito de autor, por qualquer forma ou processo.
Os donos de blogs ou sites que não respeitam a lei estão sendo notificados,denunciados,tendo seus blogs e sites fechados e processados.
Proibida cópia total ou parcial,e qualquer tipo de reprodução sem autorização em blogs ou sites.
Proibido o uso do nome Como Saber Fazer
O nome Como Saber Fazer é marca registrada e protegido por lei.
Apenas indique a fonte da informação colocando um link para o artigo do blog Como Saber Fazer.
Até agora: 25/06/15.
145 Blogs e
22 sites denunciados.
154 Blogs apagados pelo google.
221 donos de sites e 25 donos de blog respondendo a processos por plágio.
129 vitórias na justiça.
Leia no fim da página o aviso de Copyright.