segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Como remover Bloatware do computador.

Você comprou um laptop ou um ultrabook novo. Quando inicializou, encontrou uma infinidade de programas da própria fabricante, muitos deles não tão úteis. Esses são os comumente chamados de Bloatwares. Entenda por quê existem e como removê-los.

O que é bloatware e como remover do computador

Bloatware é o nome dado a um conjunto de softwares indesejados. Normalmente são softwares pré-instalados da fabricante do computador ou de outras empresas com a qual possui parceria. Parcerias como essas são usadas para aumentar a margem de lucro na venda de cada computador. Com o lançamento do Windows 8, Bloatwares também têm vindo em forma de apps da Windows Store, como serviços de armazenamento em nuvem ou programas de edição de imagens.
Alguns computadores podem incluir o Dropbox pré-instalado, enquanto outros podem conter software com graves falhas de segurança. Um dos casos mais recentes foi do Superfish no começo de 2015, um aplicativo que vinha instalado nos PCs da Lenovo e injetava anúncios em site de buscas. A empresa na época pediu desculpas e ofereceu uma ferramenta para removê-lo do computador. No mesmo ano lançou uma outra ferramenta que prevenia uma instalação limpa do Windows.
Falar que todo Bloatware é ruim seria um exagero, porém. Muitos podem até ser uteis para certos usuários, como é o caso do Dropbox. Mas a realidade é que eles ocupam espaço, processamento e podem prejudicar a inicialização do Windows. Além do que, após os problemas com o Superfish, melhor se prevenir e remover todos se possível.
Algumas empresas vão ainda mais longe e oferecem os chamados Trialware, aplicativos com um tempo limite de usoe depois disso requerem o pagamento de uma assinatura ou a compra. Tudo isso sem o usuário sequer ter uma palavra sobre querer ou não o ter no computador.
O que é bloatware
Lenovo já passou por problemas por conta de bloatwares e adwares em 2015. Foto: Divulgação
Outra forma de bloatware são aqueles inclusos em instaladores de outros programas, como um programa de conversão de vídeo que instala um novo serviço de “proteção” para o computador. Casos como esse são mais comuns em sites de download.
Nesse caso, ainda é pior pois muitos deles também contêm Adwares — considerados uma subsidivsão dos Bloatwares. Estes são softwares indesejados que podem exibir anúncios ou adicionar “barras de ferramentas” no navegador. Na matéria veiculada em 2013 o BABOO mostra que até aplicativos como o Winrar, quando não obtidos do site oficial, estão infectados com alguma forma de Adware. Na hora de fazer o download de um aplicativo, use sempre o site oficial.
Bloatwares não são exclusividade do mercado de computadores e tiveram um rápido crescimento no mundo dos smartphones, especialmente aqueles com o sistema operacional Android. A Samsung, por exemplo, oferece um serviço de chat, uma loja de aplicativos e uma dezena de outros programas que não podem ser desinstalados. Em 2015 ela foi processada na China por conta da quantidade de bloatwares em seus aparelhos.
Encontrar e remover Bloatwares
Felizmente há muitas maneiras rápidas de remover bloatwares do computador, como o Decrap my Computer e o The PC DeCrapifier. Em conjunto com os programas é recomendável usar sites como o Should I Remove it, um grande banco de dados de aplicativos que lista motivos para os excluir o não do computador. Ele conta com uma página que lista os principais bloatwares instalados pelas fabricantes de laptops.
PC DeCrapifier
O que é bloatware
Disponível no site oficial, o PC DeCrapifier faz uma análise dos aplicativos instalados no computador e retorna uma lista dos possíveis Bloatwares com base no seu banco de dados.  Eles estão separados Em Recommended, Questionable e Everything Else. De preferência se foque apenas em Recommended e Questionable.
Decrap My Computer
O que é bloatware
O Decrap My Computer realiza uma longa busca por todo o disco rígido por possíveis bloatwares e os lista de acordo com a funcionalidade — aplicativos que são iniciados com o computador, aplicativos de terceiros ou itens no dekstop. noApós isso ele realiza um rápido backup do computador e desinstala os aplicativos desejados. Faça o download no site oficial o utilize de preferência em conjunto com o site Should I Remove it.

Leia também.
como remover o Windows Genuine Advantage.
como recuperar senhas.
como remover vírus,spywares,trojans e rootkits do PC.
como usar o photoshop grátis.
como resolver problemas de travamento e desligamento do PC.
como recuperar arquivos apagados do PC.

Nenhum comentário:

Atenção,Aviso Legal.

Todos os direitos autorais reservados.
A violação dos direitos autorais é punível como crime, com pena de prisão, multa e indenizações civis .
LEI Nº 9.610
Art. 5º Para os efeitos da Lei, considera-se:
I - publicação - o oferecimento de obra literária, artística ou científica ao conhecimento do público, com o consentimento do autor, ou de qualquer outro titular de direito de autor, por qualquer forma ou processo.
Os donos de blogs ou sites que não respeitam a lei estão sendo notificados,denunciados,tendo seus blogs e sites fechados e processados.
Proibida cópia total ou parcial,e qualquer tipo de reprodução sem autorização em blogs ou sites.
Proibido o uso do nome Como Saber Fazer
O nome Como Saber Fazer é marca registrada e protegido por lei.
Apenas indique a fonte da informação colocando um link para o artigo do blog Como Saber Fazer.
Até agora: 25/06/15.
145 Blogs e
22 sites denunciados.
154 Blogs apagados pelo google.
221 donos de sites e 25 donos de blog respondendo a processos por plágio.
129 vitórias na justiça.
Leia no fim da página o aviso de Copyright.