terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Como corrigir texto borrado no Windows 10

Recentemente atualizou para o Windows 10 ou usa dois monitores e os textos aparentam estar levemente borrados? Basta alterar uma configuração do Windows que isso é resolvido. Veja como fazer no tutorial abaixo.

Como corrigir texto borrado no Windows 10

O principal causador está na alteração de tamanho na configuração Tela. O sistema usado para definir o tamanho dos itens no Windows 10 é diferente do Windows 7/8/8.1.
Não é um problema novo, pois é relacionado ao aplicativo em si do que uma falha do Windows. No Windows 8.1, a Microsoft utilizava padrões de tamanho diferentes para cada tipo de aplicativo, inclusive apps da Windows Store. A escala abaixo, obtida no site Technet, mostra a escala e os limites do sistema operacional anterior.
corrigir texto borrado no Windows 10
No Windows 10 esses valores foram unificados e o limite elevado para 450%.
corrigir texto borrado no Windows 10
Alguns aplicativos, porém, não foram feitos com esses novos limites em mente. Por conta disso, o Windows automaticamente os “estica” para o tamanho utilizado no monitor. Pense no processo como aquele similar quando uma imagem em baixa resolução é esticada. É basicamente isso que o Windows faz com aplicativos que não foram programados para este método.
Existem três grupos de aplicativos que utilizam maneiras diferentes para interpretar o tamanho definido em um monitor: Os Dynamically Scaling Apps, os System Scale Factor Apps e os Scaling Unaware Apps.
Aplicativos que estão no grupo "Dynamically Scalling Apps" têm sua interface ajustada de maneira nativa em relação ao tamanho utilizado pelo Windows, ou seja, não apresentam um texto borrado. Dentre eles estão o menu iniciar e o Explorador de arquivos.
Já os aplicativos “System Scale Factor” interpretam o tamanho utilizado no sistema de acordo com o monitor primário. Quando eles são utilizados em um monitor secundário que não está do mesmo tamanho que o primário, o Windows estica o tamanho e pode fazer com que o texto fique "borrado".
Por fim, os “Scaling Unaware Apps” só interpretam métodos de exibição com um DPI baixo. Quando o monitor está configurado para um tamanho maior (125%, 150%, etc), o Windows estica e consequentemente faz com que pareçam “borrados”.
Enquanto anteriormente essa configuração tinha de ser definida manualmente, no Windows 10 o sistema ajusta automaticamente de acordo com o monitor utilizado. Algumas vezes ele pode estar configurado em 125%, o que faz com que alguns aplicativos fiquem borrados.
Para alterar o tamanho, clique em Configurações no Menu Iniciar -> Sistema -> Tela.
corrigir texto borrado no Windows 10
Caso o tamanho do texto, aplicativos e outros itens está como mostra a imagem abaixo. Clique e altere para 100%.
corrigir texto borrado no Windows 10
No caso de mais de um monitor, outro causador do problema, Clique no número equivalente a ele (1, 2 ou mais) e faça o mesmo procedimento. Após isso faça o logoff e o logon do usuário.
corrigir texto borrado no Windows 10
Se ainda assim o problema continuar, clique em configurações de vídeo avançadas avançadas -> Dimensionamento avançado de texto e outros itens.
corrigir texto borrado no Windows 10
Na opção Nível de escala personalizado, certifique-se que ela esteja em 100%. Caso não, segure e arraste o slider até que fique.
corrigir texto borrado no Windows 10
Já na opção Alterar somente o tamanho do texto, clique e selecione um tamanho de fonte mentor. No geral o Nível de escala personalizado é o suficiente para resolver o problema.
corrigir texto borrado no Windows 10
Se o problema está em um aplicativo em específico, você pode evitar que seu tamanho seja alterado na guia Compatibilidade. Clique com o botão direito sobre o executável e escolha Propriedades.
Na guia Compatibilidade, marque a opção Desativar dimensionamento da exibição em configurações de DPI Alto e clique em Aplicar.
corrigir texto borrado no Windows 10
O problema também pode estar relacionado a configurações da placa de vídeo. Para usuários NVIDIA, acesse o painel de controle da NVIDIA ao clicar com o botão direito do mouse sobre a área de trabalho e vá na opção Ajustar o tamanho e a posição da área de trabalho. Em Escala altere para Sem Escala.
corrigir texto borrado no Windows 10
Na guia Tamanho, desabilite Habilitar redimensionamento da área de trabalho.
corrigir texto borrado no Windows 10
Ainda no painel de controle da NVIDIA, vá em Gerenciar as configurações 3D e certifique-se que a opção Anti-Aliasing – FXAA esteja desligada.
corrigir texto borrado no Windows 10
O FXAA (Fast Approximate Anti-Aliasing) é uma solução de pós processamento em jogos que evita os conhecidos “serrilhados” em jogos ao suavizar os cantos do objeto em uma cena. Por causa disso ao ativá-lo alguns programas apresentam fontes borradas. Caso o use, não esqueça de desativar após terminar de jogar.
Já para usuários AMD, vá no Catalyst Control Center e em Scaling Options (dentro de My Digital Flat Panels), mova a barra para 0%.
corrigir texto borrado no Windows 10
Para que todos os monitores tenham um tamanho fixo, inclusive os aplicativos, é recomendável utilizar o DPI Fix do XP Explorer. Com ele você pode ajustar para que a função seja usada da mesma forma que no Windows 8.1. Faça o download do fix no site oficial. Vale apontar que essa solução é preferível para usuários que tenham dois ou mais monitores.
No Windows 8.1 havia uma opção chamada Deixe-me escolher um nível de escala para todas os meus vídeos. Ele aplicava um tamanho padrão para todos os vídeos de acordo com a porcentagem definida. Ao utilizar em 100%, os aplicativos não são esticados para a tela. Por outro lado, isso pode fazer com que eles fiquem pequenos demais em certos monitores. Essa opção é apenas ativada no Windows 10 por meio de uma alteração no registro com o valor Win8DPIScaling, para mais detalhes sobre os comandos, acesse o Technet
Após iniciar o DPI Fix do XP Explorer, marque a opção Use 8.1 DPI Scaling e defina o tamanho desejado em DPI Scale. Clique em Apply e reinicie o computador. Atenção: Atualizações subsequentes do Windows 10 podem reverter os valores do registro, sendo necessário utilizar o aplicativo outra vez.
corrigir texto borrado no Windows 10 

Leia também.
como baixar musicas do YouTube.
como converter arquivos de áudio.
como atualizar os servidores do emule.
como utilizar o hijackthis para remover vírus do PC.
como converter arquivo de texto para PDF.
como remover o Windows genuine advantage.

Nenhum comentário:

Atenção,Aviso Legal.

Todos os direitos autorais reservados.
A violação dos direitos autorais é punível como crime, com pena de prisão, multa e indenizações civis .
LEI Nº 9.610
Art. 5º Para os efeitos da Lei, considera-se:
I - publicação - o oferecimento de obra literária, artística ou científica ao conhecimento do público, com o consentimento do autor, ou de qualquer outro titular de direito de autor, por qualquer forma ou processo.
Os donos de blogs ou sites que não respeitam a lei estão sendo notificados,denunciados,tendo seus blogs e sites fechados e processados.
Proibida cópia total ou parcial,e qualquer tipo de reprodução sem autorização em blogs ou sites.
Proibido o uso do nome Como Saber Fazer
O nome Como Saber Fazer é marca registrada e protegido por lei.
Apenas indique a fonte da informação colocando um link para o artigo do blog Como Saber Fazer.
Até agora: 25/06/15.
145 Blogs e
22 sites denunciados.
154 Blogs apagados pelo google.
221 donos de sites e 25 donos de blog respondendo a processos por plágio.
129 vitórias na justiça.
Leia no fim da página o aviso de Copyright.