terça-feira, 24 de novembro de 2015

Como recuperar espaço em disco após atualizar o Windows

Nas últimas semanas muitos internautas atualizaram o Windows 10 para a versão mais recente, e ao fazerem isso a partição contendo o Windows ficou com bem menos espaço livre. Isso acontece pois o Windows mantém a versão anterior caso o internauta queira restaurar a versão antiga - por incompatibilidade de software ou driver, bugs ou o que for.
A versão anterior do Windows está localizada dentro da pasta Windows.old que foi criada na mesma partição do Windows atualmente em uso, e essa pasta tem permissões especiais que impedem que ela seja apagada manualmente por engano.
Windows.old: recupere espaço em disco após atualizar o Windows

Recupere espaço em disco após atualizar o Windows

Informações importantes sobre a pasta Windows.old:
1. Essa pasta contém a versão "limpa" anterior do Windows, e é necessária caso o internauta queira restaurar a versão anterior do Windows.
2. É possível haver mais de uma pasta Windows.old no seu disco. Isso acontece quando você atualiza várias vezes o Windows.
3. Esta pasta não contém arquivos pessoais (documentos, imagens, videos..), pois estes estão nas pastas Documentos, Imagens e Videos do seu Windows atualmente em uso. Para confirmar, acesse-os em \Usuários\\Documentos\Usuários\\Imagens\Usuários\\Videos.
4. Embora a pasta Windows.old não armazene os seus arquivos pessoais, ali estarão os programas que o Windows considerou incompatíveis com a versão atual, e também aqueles que podem conflitar com a instalação do Windows.
Para saber se algum programa foi incluído nessas duas categorias, acesse \Windows.old\Arquivos de Programas e também \Windows.old\Arquivos de Programas (x86). Em versões 32-bits do Windows essa última pasta não existe.
Em versões 64-bits do Windows, a pasta \Arquivos de Programas inclui programas 64-bits, enquanto a pasta \Arquivos de Programas (x86) inclui programas 32-bits. Em versões 32-bits do Windows, existe somente a pasta \Arquivos de Programas.
As imagens abaixo mostram dois programas que o Windows TH2 (build 10586) considerou incompatíveis: o CCleaner na pasta \Arquivos de Programas e o OpenAL na pasta \Arquivos de Programas (x86). Como elas foram consideradas incompatíveis, essas duas aplicações NÃO estão mais instaladas no Windows após ele ser atualizado.
Caso o internauta queira utilizá-las, ele precisará baixá-las e instalá-las novamente no Windows 10.
Recupere espaço em disco após atualizar o Windows: Windows.old
programas-incompativeis2
Felizmente a imensa maioria dos internautas jamais precisam restaurar a versão anterior, e nesse caso os arquivos antigos (que costumam ter entre 10 e 15GB) podem ser apagados.
Agora que você compreendeu a utilidade do Windows.old e está tudo OK com o seu Windows (você não pretende voltar à versão anterior), vamos recuperar muitos gigabytes de espaço do seu SSD ou HD:
1. Digite limpeza e clique em Limpeza de Disco:
limpeza-de-disco
2. Selecione a unidade aonde o Windows está instalado (se o seu computador tiver apenas uma partição, essa janela não aparecerá) e clique em OK:
limpeza-de-disco-2
3 .Clique no botão Limpar arquivos do sistema:
limpar-arquivos-sistema-0
4. Selecione novamente a unidade aonde o Windows está instalado (se o seu computador tiver apenas uma partição, essa janela não aparecerá) e clique em OK:
limpeza-de-disco-2
5. Selecionar os itens que deseja apagar - especialmente Instalação(ões) anterior(es) do Windows e Arquivo de instalação temporários do Windows e clique em OK:
economizar-espaco-windows
Veja no exemplo acima que a pasta Windows.old (que na prática é a opção "Instalação(ões) anterior(es) do Windows") tem mais de 15GB e o arquivo de instalação do Windows 10 ("Arquivo de instalação temporários do Windows") contém 3,6GB. Resumo: a remoção de todos arquivos desnecessários totaliza quase 20GB!
Clique em OK e os arquivos serão apagados em alguns minutos.

Tarefas adicionais

Bem, agora que você recuperou bastante espaço em disco, vamos fazer duas tarefas adicionais:
Caso o seu Windows esteja rodando perfeitamente, é importante que você crie um Ponto de Restauração, pois caso aconteça um problema grave no futuro você pode voltar a essa configuração atual do Windows. Para fazer isso:
Digite ponto e clique em Criar um Ponto de Restauração:
criar-ponto-de-restauracao-0
Confirme que a partição do Sistema (C: nesse caso) está Ativada e clique no botão Criar. Em seguida digite um nome qualquer para o Ponto de Restauração e clique em OK. Um novo Ponto de Restauração será criado em alguns segundos.
criar-ponto-de-restauracao
Por fim, depois de você apagar dezenas de milhares de arquivos para recuperar o espaço em disco, certamente o seu HD ficou bastante fragmentado. Desfragmente a partição aonde o seu Windows está instalado (normalmente C:) utilizado o desfragmentador do Windows, o Defraggler ou qualquer outro programa similar:
 desfragmentar-disco
Leia também.
como proteger pastas com senha.
como converter um arquivo do word para PDF.
como retirar vírus e spywares do PC.
como converter arquivos de vídeo.

Nenhum comentário:

Atenção,Aviso Legal.

Todos os direitos autorais reservados.
A violação dos direitos autorais é punível como crime, com pena de prisão, multa e indenizações civis .
LEI Nº 9.610
Art. 5º Para os efeitos da Lei, considera-se:
I - publicação - o oferecimento de obra literária, artística ou científica ao conhecimento do público, com o consentimento do autor, ou de qualquer outro titular de direito de autor, por qualquer forma ou processo.
Os donos de blogs ou sites que não respeitam a lei estão sendo notificados,denunciados,tendo seus blogs e sites fechados e processados.
Proibida cópia total ou parcial,e qualquer tipo de reprodução sem autorização em blogs ou sites.
Proibido o uso do nome Como Saber Fazer
O nome Como Saber Fazer é marca registrada e protegido por lei.
Apenas indique a fonte da informação colocando um link para o artigo do blog Como Saber Fazer.
Até agora: 25/06/15.
145 Blogs e
22 sites denunciados.
154 Blogs apagados pelo google.
221 donos de sites e 25 donos de blog respondendo a processos por plágio.
129 vitórias na justiça.
Leia no fim da página o aviso de Copyright.