quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Como mudar o endereço MAC da placa de rede no Windows

Placa de rede Quem fez algum curso relacionado a informática, seja ele técnico ou superior, ou simplesmente aprendeu na prática as nuances deste mundo sabe que o endereço MAC é bastante importante sobretudo no mundo das redes de computadores. Ele nada mais é que um endereço único utilizado para identificar a placa de rede e controlar o acesso à ela numa rede - é como se fosse uma espécie de endereço IP permanente que vem gravado na memória da placa.
Poucos sabem, no entanto, que é possível modificar o endereço MAC de placas de rede para resolver alguns problemas pontuais de conexão com a internet.  Se por algum motivo você caiu neste artigo justamente porque está precisando solucionar algo que passa pela alteração do MAC da sua placa de rede, nós apresentamos dois métodos para tal: usando o editor de registro do Windows e outro usando o Gerenciador de Dispositivos do sistema. Confira.

Usando o editor de registro do Windows

Passo 1
Antes de dar início, é importante que tenhamos em mãos o endereço MAC da placa de rede que está apresentando problemas. Para isso, você deve abrir o Prompt de Comando do Windows clicando com o botão direito do mouse sobre o menu Iniciar e logo na sequência selecionando a opção "Prompt de Comando".
Antes de tudo, é preciso acessar o Prompt de Comando para anotar alguns dados sobre a placa de rede
Antes de tudo, é preciso acessar o Prompt de Comando para anotar alguns dados sobre a placa de rede (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) 
Também é possível fazer o mesmo pressionando as teclas Windows + R no teclado para abrir a janela "Executar". Na sequência, basta digitar "cmd" e confirmar pressionando Enter.
Também é possível acessar o Prompt de Comando a partir da janela Executar
Também é possível acessar o Prompt de Comando a partir da janela Executar (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) 
Passo 2
Com o Prompt de Comando aberto, digite "ipconfig -all" (sem as aspas) e confirme pressionando Enter. Uma lista enorme com todos os adaptadores de rede instalados no seu computador aparecerá. Procure o adaptador que você quer alterar o Endereço MAC e anote a "Descrição" dele.
É importante anotar o nome da placa de rede cujo endereço MAC você alterará
É importante anotar o nome da placa de rede cujo endereço MAC você alterará (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) 
Passo 3
Ainda com o Prompt de Comando aberto, digite o comando "net config rdr" (sem as aspas) e confirme novamente pressionando Enter. Agora, anote o código de identificação do adaptador, mais especificamente a informação que está entre colchetes conforme a imagem abaixo.
Anote também a informação contida nas chaves a partir do comando
Anote também a informação contida nas chaves a partir do comando "net config rdr" (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) 
Passo 4
Pronto, agora que você tem anotados o nome do adaptador de rede e seu endereço MAC, é hora de abrir o editor de registros do Windows. Para fazer isso, pressione Windows + R no teclado e entre com o comando "regedit".
Passo 5
Na janela do editor de registro, abra as seguintes chaves no canto esquerdo: HKEY_LOCAL_MACHINE \ SYSTEM \ CurrentControlSet \ Control \ Class \ {4D36E972-E325-11CE-BFC1-08002BE10318}
Siga o caminho descrito acima e abra as chaves de registro até encontrar a entrada {4D36E972-E325-11CE-BFC1-08002BE10318}
Siga o caminho descrito acima e abra as chaves de registro até encontrar a entrada {4D36E972-E325-11CE-BFC1-08002BE10318} (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) 
Passo 6
Agora, abra cada uma das subchaves do registro e verifique à direita os itens "DriverDesc" e "NetCfgInstaceld". Os dois têm que ter as mesmas informações anotadas nos primeiros três passos desse tutorial.
Busque todas as sub-chaves da entrada até encontrar os valores anotados nos três primeiros passos deste guia
Busque todas as subchaves da entrada até encontrar os valores anotados nos três primeiros passos deste guia (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) 
Passo 7
Localizada a subchave com os valores correspondentes, clique com o botão direito do mouse sobre ela no menu à esquerda e selecione "Novo -> Valor da Cadeia de Caracteres".
Hora de criar uma nova entrada de valor para atribuir o novo endereço MAC da sua placa de rede
Hora de criar uma nova entrada de valor para atribuir o novo endereço MAC da sua placa de rede (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) 
Passo 8
Em "Nome de valor" insira "NetworkAddress" e depois atribua o endereço MAC desejado em "Dados do valor". Lembrando que este valor obrigatoriamente precisa ser uma combinação alfanumérica de 12 dígitos e sem pontos.
Crie a chave
Crie a chave "NetworkAddress" e no valor forneça o novo endereço MAC da placa de rede (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) 
Passo 9
Reinicie o seu computador para aplicar as alterações. Para conferir a mudança, abra novamente o Prompt de Comando e digite "ipconfig -all". O novo endereço MAC será exibido à direita de "Endereço Físico".
Após reiniciar o computador, retorne ao Prompt de Comando e perceba que o MAC foi alterado com sucesso
Após reiniciar o computador, retorne ao Prompt de Comando e perceba que o MAC foi alterado com sucesso (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) 

Usando o Gerenciador de Dispositivos

OK, o método anterior cumpre com o prometido, mas pode ser bem longo e complicado para quem procura por algo mais intuitivo. Se esse é o seu caso, não se assuste, pois é possível fazer todo o processo descrito anteriormente utilizando o Gerenciador de Dispositivos do Windows. Vamos lá.
Passo 1
Clique com o botão direito do mouse sobre o botão Iniciar no canto inferior esquerdo da tela. No menu que aparece, selecione a opção "Gerenciador de Dispositivos".
É possível executar todas as alterações anteriores através do Gerenciar de Dispositivos do Windows
É possível executar todas as alterações anteriores através do Gerenciar de Dispositivos do Windows (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) 
Passo 2
No Gerenciador de Dispositivos, abra o item "Adaptadores de rede" e clique com o botão direito no adaptador que você deseja alterar o endereço Mac. No menu que se abre, selecione "Propriedades".
Expanda a opção
Expanda a opção "Adaptadores de rede" e acesse as propriedades da sua placa de rede clicando com o botão direito sobre ele (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) 
Passo 3
Na janela de propriedades, acesse a aba "Avançado" e localize o item "Endereço Administrado Localmente" ou "Endereço de Rede" na lista de propriedades. Finalmente, marque a opção "Valor" e atribua o novo endereço MAC. Lembrando que o endereço MAC precisa ter 12 caracteres alfanuméricos e sem pontos. Confirme a alteração clicando em "OK".
Dependendo do driver da sua placa de rede que está instalado, essa opção pode ter dois nomes, ou até mesmo aparecer em inglês, como no nosso exemplo
Dependendo do driver da sua placa de rede que está instalado, essa opção pode ter dois nomes, ou até mesmo aparecer em inglês, como no nosso exemplo (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) 
Passo 4
Reinicie o computador para que as alterações tenham efeito. Caso queira conferir se a dica funcionou, acesse o Prompt de Comando e digite "ipconfig -all". O endereço Mac é exibido em "Endereço Físico".
Após reiniciar o computador, retorne ao Prompt de Comando e perceba que o MAC foi alterado com sucesso
Após reiniciar o computador, retorne ao Prompt de Comando e perceba que o MAC foi alterado com sucesso (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) 
Com esse passo a passo é fácil alterar o endereço MAC da placa de rede do seu computador. Mas preste atenção: não são todas as placas que permitem o usuário atribuir um novo endereço MAC. Se você não conseguir fazer a troca seguindo o passo a passo acima, dê uma olhada no manual do seu computador ou busque orientação junto à fabricante da sua placa de rede.

Nenhum comentário:

Atenção,Aviso Legal.

Todos os direitos autorais reservados.
A violação dos direitos autorais é punível como crime, com pena de prisão, multa e indenizações civis .
LEI Nº 9.610
Art. 5º Para os efeitos da Lei, considera-se:
I - publicação - o oferecimento de obra literária, artística ou científica ao conhecimento do público, com o consentimento do autor, ou de qualquer outro titular de direito de autor, por qualquer forma ou processo.
Os donos de blogs ou sites que não respeitam a lei estão sendo notificados,denunciados,tendo seus blogs e sites fechados e processados.
Proibida cópia total ou parcial,e qualquer tipo de reprodução sem autorização em blogs ou sites.
Proibido o uso do nome Como Saber Fazer
O nome Como Saber Fazer é marca registrada e protegido por lei.
Apenas indique a fonte da informação colocando um link para o artigo do blog Como Saber Fazer.
Até agora: 25/06/15.
145 Blogs e
22 sites denunciados.
154 Blogs apagados pelo google.
221 donos de sites e 25 donos de blog respondendo a processos por plágio.
129 vitórias na justiça.
Leia no fim da página o aviso de Copyright.