terça-feira, 10 de novembro de 2015

Como criar gráficos no Office

Criar gráficos no Officenão é uma tarefa difícil. Ano após ano a suíte de aplicativos da Microsoft busca novas e mais simples maneiras de oferecer ao usuário essa funcionalidade. O tutorial abaixo te dará algumas dicas básicas para aprimorá-los e torná-los mais fáceis de serem compreendidos.

Dicas para criar gráficos no Office

O programa usado para a criação do tutorial foi o Excel 2016, mas as dicas servem para qualquer aplicativo do Office que tenha suporte a gráficos, seja ele do Office 2013 ou do Office 2016.
Evite a poluição visual
De que adianta um gráfico com uma quantidade enorme de informações se elas são difíceis de compreender, de analisar?  Por mais que possa parecer bonito, gráficos com uma enormidade de efeitos, sombras e outros elementos podem prejudicar o entendimento.
Observe os dois exemplos de gráficos abaixo. O primeiro, repleto de efeitos, linhas de grade e uma organização aleatória.
Dicas para criar gráficos no Office
Observe que no momento em que as vendas foram organizadas de maneira decrescente e os efeitos removidos, o gráfico continua a apresentar as informações essenciais, agora de uma maneira mais rápida de entender.
Dicas para criar gráficos no Office
Editar esses valores em qualquer produto Office é simples, clique duas vezes no gráfico ou texto desejado para que o Painel de formatação – localizado na lateral direita da tela – seja aberto.
Dicas para criar gráficos no Office
Nele estarão listados itens como: linha de preenchimento, formatação de texto, efeitos, sombra e outros. As opções irão variar de acordo com o elemento selecionado, gráficos, textos, linhas de grade ou legendas.
Se as linhas de grade não são úteis, remova-as.
Após finalizar o gráfico, pergunte-se. As linhas de grade são realmente úteis? A quantidade de dados apresentada no gráfico se beneficiará delas? Se a resposta for não, remova-as. O processo é o mesmo de outros itens na janela de formatação. Escolha Opções de Linha de Grade Principal e altere para Sem Linha.
Dicas para criar gráficos no Office
Não se esqueça de ajustar as legendas
Sejam elas pequenas, grandes, pouco ou muito informativas, legendas são um componente essencial para que um gráfico seja bem executado.
Evite colocá-las inclinadas – como mostrado no exemplo abaixo – e considere mudar seu posicionamento caso isso colabore com o entendimento do gráfico.
Dicas para criar gráficos no Office
Uma dica para melhorar a precisão no posicionamento de elementos do gráfico é usar o add-in gratuito Free Chart Alignment, ele permite movimentar as legendas e outros elementos com as setas do teclado. Faça o download no site oficial (em inglês).
Nem sempre o primeiro gráfico testado é o melhor.
Apesar do Office oferecer uma recomendação de gráficos para cada tipo de dados, não quer dizer que ele é o melhor para o que precisa. Repare no exemplo de vendas de quatro carros nos primeiros três meses do ano. Ainda que seja funcional, observar o crescimento ou a redução de vendas deles não é simples em um gráfico de barras.
graficos-excel-5
Neste caso, o crescimento ou a diminuição de vendas são melhor visualizadas em um gráfico de linhas.
graficos-excel-6
Evite gráficos em 3D
Preste atenção nos dois gráficos abaixo. Em ambos o mesmo conjunto de valores foi usado:
Dicas para criar gráficos no Office
Repare como o modelo 3D mostra uma leve distorção. O gráfico acima aponta que as vendas do Carro 3 foram de 7000, o que está correto. O segundo gráfico, porém, mostra uma leve diferença na visualização e faz parecer com que as vendas na verdade foram inferiores à 7000. Sempre que possível, opte por gráficos em 2D, inclusive gráficos de pizza.
Dicas para criar gráficos no Office 


Nenhum comentário:

Atenção,Aviso Legal.

Todos os direitos autorais reservados.
A violação dos direitos autorais é punível como crime, com pena de prisão, multa e indenizações civis .
LEI Nº 9.610
Art. 5º Para os efeitos da Lei, considera-se:
I - publicação - o oferecimento de obra literária, artística ou científica ao conhecimento do público, com o consentimento do autor, ou de qualquer outro titular de direito de autor, por qualquer forma ou processo.
Os donos de blogs ou sites que não respeitam a lei estão sendo notificados,denunciados,tendo seus blogs e sites fechados e processados.
Proibida cópia total ou parcial,e qualquer tipo de reprodução sem autorização em blogs ou sites.
Proibido o uso do nome Como Saber Fazer
O nome Como Saber Fazer é marca registrada e protegido por lei.
Apenas indique a fonte da informação colocando um link para o artigo do blog Como Saber Fazer.
Até agora: 25/06/15.
145 Blogs e
22 sites denunciados.
154 Blogs apagados pelo google.
221 donos de sites e 25 donos de blog respondendo a processos por plágio.
129 vitórias na justiça.
Leia no fim da página o aviso de Copyright.