terça-feira, 13 de outubro de 2015

Como resolver 100% de uso de disco no Windows

Se o Windows apresenta lentidão no carregamento de arquivos ou demora no tempo de resposta de certos aplicativos, pode ser que esteja com um problema de 100% de uso de disco ou processador. Veja algumas das possíveis causas e soluções.

Quando o computador atinge 100% de uso do disco ou da CPU, o problema pode estar enraizado em muitas variáveis, como softwares, antivírus ou até mesmo plugins do navegador. Alguns vírus também fazem com que tanto o disco como o processador atinja 100% de uso. Não há uma única solução ou uma resposta definitiva para esse problema, cada caso é um caso e precisa ser resolvido de acordo com suas possíveis causas.
Identificando o problema
A forma mais rápida de identificar o causador do problema é pelo Gerenciador de Tarefas, acessível o apertar Ctrl+Shift+Esc. Clique no item CPU ou Disco para colocá-lo em ordem decrescente, ficando mais fácil de definir qual é o processo que utiliza 100% do disco ou do processador.
resolver 100% de uso de disco
Em alguns momentos, o alto uso do processador ou disco rígido é normal.
Quando se realiza uma verificação por vírus, desfragmentação de disco ou verificação de disco, é comum o disco atingir níveis próximos ou até mesmo 100% de uso de disco. Ainda mais quando se usa o computador em conjunto com tais processos.
Programas como o CCleaner ou desfragmentadores de disco criam automaticamente tarefas agendadas para que façam varredura. 
Verifique pela existência de vírus
Se por acaso o aplicativo listado no gerenciador de tarefas não for um serviço do próprio sistema operacional, mas sim um aplicativo desconhecido, pode se tratar de um vírus. Sempre mantenha o antivírus atualizado e use-o para removê-lo ou colocá-lo em quarentena. 
Solução temporária para problemas de uso de 100% da CPU
Uma dica para solucionar problemas de uso de 100% do processador é temporariamente reduzir a prioridade do processo que o ocasiona. Abra o gerenciador de tarefas (Ctrl+Shift+Esc) e clique em Detalhes.
resolver 100% de uso de disco
Vá na guia CPU e clique nela para que seja listada de forma decrescente.
resolver 100% de uso de disco
Clique com o botão direito sobre o processo e escolha Definir prioridade -> Baixa. A prioridade deve ser definida toda vez que o PC seja reiniciado ou uma solução seja encontrada.
resolver 100% de uso de disco
100% de uso de disco pode indicar um problema no disco rígido.
Alem de problemas com software, é possível que o disco rígido usado esteja com problemas como bad sectors ou no cabo de conexão (mais raro de acontecer).Os discos rígidos atuais oferecem a função S.M.A.R.T, ou Self-Monitoring, Analysis and Reporting Technology, que automaticamente gera relatórios para possíveis falhas no mesmo.
resolver 100% de uso de disco
Programas especializados como o Xinorbis ou o HDDScan irão ajudar a apontar quais os possíveis problemas com o disco rígido.
Plugins do navegador
Plugins ou extensões do navegador também podem ocasionar problemas de 100% de uso de disco ou processador. Um dos mais notáveis é o Adobe Flash Player, conhecido por suas falhas de segurança, mas ainda muito usado por sites e players de vídeo. Nesse caso, é recomendável bloquear o uso temporariamente até que verifique se é ele de fato que ocasiona o erro.
As extensões do Chrome são acessadas ao clicar no ícone do canto superior direito e escolher Configurações.
resolver 100% de uso de disco
Na aba Extensões, desmarque a caixa mostrada na imagem abaixo.
resolver 100% de uso de disco
No caso específico do Adobe Flash Player e outros plugins, sua desativação é feita por meio das configurações de conteúdo. Em Configurações, clique em Mostrar configurações avançadas.
resolver 100% de uso de disco
Em privacidade, escolha Configurações de conteúdo.
resolver 100% de uso de disco
Em Plug-ins, o Chrome permite definir como o plugin deve ser executado: Automaticamente, quando conteúdo referente a ele for detectado na página ou apenas quando o usuário desejar. É recomendável que mantenha na terceira opção, Deixe-me escolher quando executar o conteúdo do Plug-in. Para desativar o Flash completamente, escolha Gerenciar plug-ins individuais.
resolver 100% de uso de disco
Clique em Desativar.
resolver 100% de uso de disco
No Firefox o processo é similar, primeiro clique em Complementos. Dentro dele as opções estão divididas em duas abas: Extensões e Plugins.
resolver 100% de uso de disco
Nas Extensões, clique em Desativar.
resolver 100% de uso de disco
Enquanto nos Plugins – onde está listado o Adobe Flash Player no Firefox – escolha Nunca ativar ou Perguntar para ativar. A segunda opção o deixa desativado e o avisará toda vez que o site conter um elemento que utilize o Flash. Assim perguntando se deve ou não ativá-lo naquele momento.
resolver 100% de uso de disco
Por fim, usuários do Internet Explorer podem desativar os plugins ao clicar na engrenagem localizada no canto superior direito e escolher Gerenciar Complementos.
resolver 100% de uso de disco
Na aba Complementos, clique sobre o complemento desejado e escolha Desabilitar.
resolver 100% de uso de disco
Atenção para os plugins bancários
Se usa internet banking, é bem provável que tenha instalado um dos plugins ou módulos de segurança oferecidos pelo seu banco. Em alguns casos ele é um dos culpados pelo uso de 100% do disco ou do processador.
O módulo de segurança do Banco do Brasil, por exemplo, já causou problemas de instabilidade no Chrome. A recomendação no caso é desabilitá-lo temporariamente até que uma atualização seja lançada ou reinstalá-lo para verificar se o problema é resolvido.
Mantenha os drivers atualizados e o disco desfragmentado
Drivers também são uma das possíveis causas para uso de 100% do processador ou do disco. Um driver corrompido ou não atualizado pode resultar não só nestes problemas como outros mais sérios. Lembre-se sempre de tê-los atualizados. É recomendável que sempre utilize o site da fabricante para isso e nunca programas de terceiros, como atualizadores automáticos. Tais programas podem instalar aplicativos indesejados no computador.
É sempre importante lembrar da importância de desfragmentar os seus discos rígidos. Discos fragmentados resultam em lentidão para acessar certos arquivos e podem prejudicar no desempenho de programas.

 Leia também.
como retirar vírus e spywares do PC.
como proteger pastas com senha.
como baixar e converter vídeos do YouTube.
como assistir filmes no Windows media player com legenda.

como utilizar o hijackthis.

Nenhum comentário:

Atenção,Aviso Legal.

Todos os direitos autorais reservados.
A violação dos direitos autorais é punível como crime, com pena de prisão, multa e indenizações civis .
LEI Nº 9.610
Art. 5º Para os efeitos da Lei, considera-se:
I - publicação - o oferecimento de obra literária, artística ou científica ao conhecimento do público, com o consentimento do autor, ou de qualquer outro titular de direito de autor, por qualquer forma ou processo.
Os donos de blogs ou sites que não respeitam a lei estão sendo notificados,denunciados,tendo seus blogs e sites fechados e processados.
Proibida cópia total ou parcial,e qualquer tipo de reprodução sem autorização em blogs ou sites.
Proibido o uso do nome Como Saber Fazer
O nome Como Saber Fazer é marca registrada e protegido por lei.
Apenas indique a fonte da informação colocando um link para o artigo do blog Como Saber Fazer.
Até agora: 25/06/15.
145 Blogs e
22 sites denunciados.
154 Blogs apagados pelo google.
221 donos de sites e 25 donos de blog respondendo a processos por plágio.
129 vitórias na justiça.
Leia no fim da página o aviso de Copyright.