segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Como identificar erros em funções do Excel

Funções do Excel são fáceis de aprender, porém podem assustar um pouco ao apresentarem erros. O Excel 2013 oferece várias ferramentas para analisa-los e solucioná-los. Veja como usá-las neste tutorial.

Como identificar erros em funções do Excel

O primeiro passo para compreender onde esta o erro dentro da função é entender a sua sintaxe. Ou seja, quais valores devem ser inseridos para que ela funcione. Cada função possui uma sintaxe diferente de acordo com suas necessidades. 
Abaixo estão alguns dos principais erros que poderão ser encontrados enquanto trabalha com uma função. Vale apontar que não necessariamente há um problema com a fórmula, mas as vezes o valor procurado não existe, como é o caso do #N/D.
#DIV/0
Esse erro aparece comumente quando se efetua uma divisão por zero, ou seja, um dos valores da célula pode estar errado. Verifique-o.
No exemplo, a função divide a célula E2 (2) pela célula E3 (0), resultando no erro #DIV/0.
Identificar erros em funções do Excel
#N/D
O #N/D é normalmente visto em funções usadas para referência, como o PROCV ou o CORRESP. Isso significa que o valor procurado não existe dentro da área de pesquisa.
Exemplo: =CORRESP(2;G6:G8;0)
Identificar erros em funções do Excel
Na fórmula CORRESP acima, o Excel irá procurar exatamente o valor 2 dentro de uma área de pesquisa que só mostra 5, 3 e 6. Como o valor não existe, ele retorna #N/D.
#NOME?
O erro #NOME? significa que o Excel não conseguiu identificar um texto na função, por exemplo um valor digitado incorretamente.
Exemplo: =SOMA(A2B4)
 Identificar erros em funções do Excel
O que essa função deveria fazer era somar a célula A2 com a célula B4. Por não existir os dois pontos (:) entre as células, o Excel apresenta o erro #NOME?. A sintaxe correta deveria ser =SOMA(A2:B4).
#NÚM!
Apesar de não ser tão comum, o #NUM! é visto em cálculos onde o valor usado é incorreto. Por exemplo, calcular a raiz de um número negativo. A imagem abaixo apresenta uma tentativa de calcular a raiz de -2, o que resulta em #NUM!.
Identificar erros em funções do Excel
#REF!
O erro está ligado a referências que não são mais válidas dentro de uma planilha. A imagem abaixo demonstra uma soma nas colunas B2, C2 e D2.
erro-form-excel-5
A partir do momento que e coluna D é removida, o Excel retorna o erro #REF!
 Identificar erros em funções do Excel
Agora que já sabe alguns dos principais erros, o Excel oferece duas ferramentas para analisar fórmulas. Verificação de erros e Avaliar fórmula. Ambas encontradas na guia Fórmulas.
Identificar erros em funções do Excel
A primeira verifica se existe um erro na sintaxe da fórmula e apresenta possíveis soluções. No exemplo, o Excel explica que o erro é ocasionado por uma divisão por zero ou por células vazias.
Como identificar erros em funções do Excel 2013
Já o Avaliar fórmula mostra de maneira mais clara a interação entre as células / valores no cálculo. Clique em Avaliar para que o Excel calcule cada etapa da fórmula, assim tornando mais fácil identificar onde pode estar o erro. Partes de fórmulas que usam as funções SE e ESCOLHER não são avaliadas, sendo apresentado o erro #N/D.
Identificar erros em funções do Excel 

Leia também.


Nenhum comentário:

Atenção,Aviso Legal.

Todos os direitos autorais reservados.
A violação dos direitos autorais é punível como crime, com pena de prisão, multa e indenizações civis .
LEI Nº 9.610
Art. 5º Para os efeitos da Lei, considera-se:
I - publicação - o oferecimento de obra literária, artística ou científica ao conhecimento do público, com o consentimento do autor, ou de qualquer outro titular de direito de autor, por qualquer forma ou processo.
Os donos de blogs ou sites que não respeitam a lei estão sendo notificados,denunciados,tendo seus blogs e sites fechados e processados.
Proibida cópia total ou parcial,e qualquer tipo de reprodução sem autorização em blogs ou sites.
Proibido o uso do nome Como Saber Fazer
O nome Como Saber Fazer é marca registrada e protegido por lei.
Apenas indique a fonte da informação colocando um link para o artigo do blog Como Saber Fazer.
Até agora: 25/06/15.
145 Blogs e
22 sites denunciados.
154 Blogs apagados pelo google.
221 donos de sites e 25 donos de blog respondendo a processos por plágio.
129 vitórias na justiça.
Leia no fim da página o aviso de Copyright.