quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Como fazer o downgrade para o iOS 8.4.1 e resolver problemas no iOS 9

iPhone 5C
Na semana passada, a Apple liberou para todos os usuários a última versão do seu sistema operacional para dispositivos móveis, o iOS 9. Apesar de trazer diversas novidades e melhorias de uso, todo ano a cena se repete: muitos usuários acabam enfrentando problemas após atualizar, com dispositivos ficando lentos, apps parando de funcionar ou até mesmo o próprio aparelho parando de vez.
Diversos fatores podem ser a causa desses problemas e existem algumas maneiras de tentar resolvê-los. No entanto, caso nada dê certo, existe uma opção final que com certeza trará sua tranquilidade de volta, mas que só deve ser utilizada em última instância - o downgrade para o iOS 8.4.1, a última versão estável do sistema antes do iOS 9.
Primeiro, antes de ensinarmos a realizar o downgrade, passaremos algumas dicas do que tentar fazer antes para resolver os problemas com o sistema.

1. Limpar as configurações

Em muitos casos, as configurações internas do seu iOS antigo podem acabar afetando o funcionamento do sistema. Seu aparelho pode ter vindo do iOS 6, depois ter sido atualizado para o iOS 7, pulado para o iOS 8 e agora chegado no iOS 9 com as mesmas configurações. Nada mais normal do que ter como resultado conflitos e problemas. Para resolver isso, você pode tentar limpar as configurações do sistema indo em Ajustes > Geral > Redefinir > Redefinir Todos os Ajustes. Isso vai limpar os ajustes mas sem apagar os seus dados pessoas de aplicativos, fotos, mensagens, etc.
Redefinir Ajustes iOS

2. Efetuar uma instalação limpa

Uma medida mais brusca é realizar uma nova instalação do iOS 9 por cima do sistema atual, apagando todos os dados e deixando-o como se fosse novo. Para tal, você deverá conectar o aparelho no computador, abrir o iTunes, clicar em "Restaurar" e seguir as instruções dadas pelo programa.

3. Atualizar para o iOS 9.0.1

Na quarta-feira, dia 23 de setembro, a Apple liberou a primeira atualização para o iOS 9. Antes de efetuar o downgrade você pode tentar atualizar seu iDevice para essa versão para ver se os problemas são resolvidos. Para tal, basta ir em Ajustes > Geral > Atualização de Software e fazer o download do update que tem aproximadamente 35 MB no iPhone 6 Plus.
Atualizar iOS

4. Instalar o iOS 8.4.1

Se mesmo assim seu dispositivo continuar lento ou travando, ainda é possível retorná-lo ao iOS 8.4.1, a última versão estável do iOS 8, contendo todas as melhorias e correções de bug da Apple inseridas ao longo de um ano. O procedimento também é simples, mas um pouco diferente do convencional.
Primeiro, você deve fazer o download do firmware correspondente ao seu aparelho, escolhendo o link correto na lista ao fim deste artigo. Transferido o arquivo .IPSW, siga as seguintes instruções:
a) Desative o "Buscar iPhone" ou "Buscar iPad"
Vá em Ajustes > iCloud > Buscar iPhone (ou iPad) e desative o recurso. Será necessário digitar sua senha da Apple ID associada ao aparelho. Agora, desligue o dispositivo.
Desativar Buscar iPad iOS
b) Faça backup do aparelho
Na tela inicial do iTunes você tem acesso às opções de backup. Efetue o procedimento para poder salvar seus dados de aplicativos, fotos e outras informações.
c) Conecte o iDevice em Modo de Recuperação
Abra o iTunes no seu computador e, ao mesmo tempo que conecta o cabo USB no dispositivo, mantenha a tecla home pressionada até que apareça um ícone do iTunes vermelho com a tela preta e uma indicação para conectar o cabo. O iTunes imediatamente irá reconhecer que há um dispositivo conectado em Modo de Recuperação e aparecerá um alerta informando tal situação. Clique em "Restaurar"
Alerta iTunes
c) Selecione o firmware para instalação
Para concluir o processo, você deve clicar no botão "Restaurar iPhone (iPad)" pressionando a tecla Shift (Windows) ou Option (Mac). Aparecerá um diálogo para a seleção do arquivo IPSW que você fez o download anteriormente.
Feito isso, o processo terá início e após a conclusão basta você fazer as configurações do iCloud novamente e restaurar os seus backups para poder utilizar o iOS 8.4.1 normalmente.
Segue a lista dos links com os firmwares para download.
iPhone
iPad
iPod

Nenhum comentário:

Atenção,Aviso Legal.

Todos os direitos autorais reservados.
A violação dos direitos autorais é punível como crime, com pena de prisão, multa e indenizações civis .
LEI Nº 9.610
Art. 5º Para os efeitos da Lei, considera-se:
I - publicação - o oferecimento de obra literária, artística ou científica ao conhecimento do público, com o consentimento do autor, ou de qualquer outro titular de direito de autor, por qualquer forma ou processo.
Os donos de blogs ou sites que não respeitam a lei estão sendo notificados,denunciados,tendo seus blogs e sites fechados e processados.
Proibida cópia total ou parcial,e qualquer tipo de reprodução sem autorização em blogs ou sites.
Proibido o uso do nome Como Saber Fazer
O nome Como Saber Fazer é marca registrada e protegido por lei.
Apenas indique a fonte da informação colocando um link para o artigo do blog Como Saber Fazer.
Até agora: 25/06/15.
145 Blogs e
22 sites denunciados.
154 Blogs apagados pelo google.
221 donos de sites e 25 donos de blog respondendo a processos por plágio.
129 vitórias na justiça.
Leia no fim da página o aviso de Copyright.