sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Como solicitar a segunda via do CPF pela internet

CPF
Perder ou extraviar documentos é sempre algo complicado, não somente pelo motivo da perda (roubo ou assalto, por exemplo), mas também pelo transtorno em ter que ir atrás de refazer tudo.
Perder documentos como passaporte ou identidade acaba gerando alguns transtornos maiores, porque você normalmente precisa ficar em fila, pegar senha e tudo mais. Perder a carteira de habilitação, porém, é algo “mais prático”, pois atualmente é possível solicitar a emissão de uma segunda via pela internet, então você paga uma taxa e recebe o documento em casa.
Porém, o documento mais simples de ser reavido na atualidade é o CPF. O Cadastro de Pessoas Físicas serve para registrar toda e qualquer pessoa que vive no Brasil, independente da sua nacionalidade — brasileira ou estrangeira. Os cadastrados recebem um cartão, o comprovante de inscrição no CPF, com um número de 11 dígitos.

Hoje, quando alguém perde o documento, não é mais preciso se dirigir a uma agência dos Correios e solicitar uma nova via. Isso tudo pode ser feito diretamente pela internet, gerando um comprovante que você imprime em sua casa. Depois, é só guardar este papel e apresentá-lo quando necessário.
Aprenda a fazer isso agora:

2ª via do CPF para quem não declara imposto de renda

Passo 01
Se você não declara imposto de renda, este processo é bem simples. Primeiramente, acesse a página da Receita Federal em que você solicita uma segunda via.
Passo 02
Depois, preencha corretamente os seus dados. Para solicitar um novo comprovante de inscrição no CPF, você precisa informar o número deste documento, bem como seu nome completo, data de nascimento, nome da mãe (como consta no documento de identidade) e ainda o número do título de eleitor.
2ª via CPF
Preencha tudo e clique em “Enviar”.
Passo 03
Na tela seguinte, você visualiza o comprovante e então é só fazer a impressão. Siga as instruções presente na tela para imprimir a segunda via da melhor maneira possível.
2ª via CPF

2ª via do CPF para quem declara imposto de renda

Passo 01
Se você declara imposto de renda, pode emitir a segunda via do seu CPF por meio do Portal eCAC, o centro virtual de atendimento da Receita Federal. Para usar os recursos do portal, porém, é preciso ter um código de acesso, que você gera de maneira rápida.
Clique aqui para acessar a página. Preencha com o número do seu CPF e a sua data de nascimento. Insira os caracteres de confirmação e clique em “Avançar”.
2ª via CPF
Passo 02
Na tela seguinte, informe os números dos recibos de entrega das últimas duas declarações de imposto de renda e crie uma senha conforme as instruções descritas naquele espaço.
2ª via CPF
Clique em “Gerar código”
Passo 03
Agora, com o código em mãos, acesse a página do eCAC, digite o número do seu CPF, o código de acesso recém-gerado e também a senha que você acabou de criar.
2ª via CPF
Passo 04
Na tela inicial do eCAC, clique sobre o menu “Cadastros” e, então, clique em “Comprovante de Inscrição no CPF”.
2ª via CPF
Passo 05
Dentro de instantes, um comprovante é gerado e basta imprimi-lo para ter a segunda via de seu CPF em mãos.
2ª via CPF
Vale lembrar que sempre que você precisar reimprimir este comprovante será preciso gerar um novo código de acesso. Por motivos de segurança, os códigos têm um breve tempo de funcionamento e expiram menos de 24 horas após terem sido gerados.

Nenhum comentário:

Atenção,Aviso Legal.

Todos os direitos autorais reservados.
A violação dos direitos autorais é punível como crime, com pena de prisão, multa e indenizações civis .
LEI Nº 9.610
Art. 5º Para os efeitos da Lei, considera-se:
I - publicação - o oferecimento de obra literária, artística ou científica ao conhecimento do público, com o consentimento do autor, ou de qualquer outro titular de direito de autor, por qualquer forma ou processo.
Os donos de blogs ou sites que não respeitam a lei estão sendo notificados,denunciados,tendo seus blogs e sites fechados e processados.
Proibida cópia total ou parcial,e qualquer tipo de reprodução sem autorização em blogs ou sites.
Proibido o uso do nome Como Saber Fazer
O nome Como Saber Fazer é marca registrada e protegido por lei.
Apenas indique a fonte da informação colocando um link para o artigo do blog Como Saber Fazer.
Até agora: 25/06/15.
145 Blogs e
22 sites denunciados.
154 Blogs apagados pelo google.
221 donos de sites e 25 donos de blog respondendo a processos por plágio.
129 vitórias na justiça.
Leia no fim da página o aviso de Copyright.