quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Como reclamar de internet, telefone e TV a cabo pelo site da Anatel

Teclado
Se você ficar de olho nas páginas de negócios dos jornais, vai reparar que as empresas de telecomunicações costumam aparecer sempre entre as piores avaliadas pelos consumidores.
Além de problemas na prestação do serviço em si, o atendimento para a solução dessas questões também tende a deixar a desejar, gerando uma série de incômodos para você, cliente. Quando a relação com a empresa de telefonia (fixa ou móvel), internet e TV a cabo fica insustentável, o jeito é recorrer a alguma entidade superior.
E não estamos falando de reza brava, mas sim da Agência Nacional das Telecomunicações – a Anatel. Ela é responsável pela regulamentação do setor de telecomunicações no Brasil e uma de suas atribuições é fiscalizar a qualidade dos serviços prestados.
Então, quando você não consegue resolver um problema junto à operadora de TV, internet ou telefonia, é à Anatel que você deve recorrer. E isso pode ser feito de uma maneira bem simples, via internet. Aprenda a fazer isso agora.

Pré-requisitos

Antes de fazer um registro no site da Anatel, você precisa já ter entrado em contato com a sua operadora. Isto porque a reclamação no site da agência precisa vir acompanhada do número de um protocolo de atendimento. É a comprovação de que você tentou resolver o problema junto à companhia, mas não obteve sucesso.

Passo 01

Com o número do protocolo de atendimento em mãos, será preciso ir até a página do sistema FOCUS – Suporte de Atendimento aos Usuários da Anatel — clique aqui para acessar. Lá, você vê a tela exibida na imagem abaixo e, como este deve ser o seu primeiro acesso, será preciso realizar um cadastro. Clique em “Ainda não sou cadastrado”.
Reclamar na Anatel
Preencha todos os dados, conforme solicitado e conclua o seu cadastro. Depois, retorne à página inicial e faça login com as informações que acabou de registrar.

Passo 02

Ao fazer login, você visualiza a tela inicial do sistema atendimento ao usuário. Ali, clique em “Fale conosco”.
Reclamar na Anatel

Passo 03

Na tela seguinte, há um texto de apresentação do serviço. Nela, você deve clicar em “Registrar solicitação”.
Reclamar na Anatel

Passo 04

Na próxima tela, clique em “Reclamação” — afinal este é o foco deste tutorial.
Reclamar na Anatel

Passo 05

Presumindo que você já tentou contato com a sua operadora e não obteve sucesso na resolução do problema, na tela seguinte você deve clicar em “Iniciar registro”.
Reclamar na Anatel

Passo 06

Agora, é hora de definir o tipo de serviço prestado com o qual você está tendo problema. São seis opções: telefonia móvel pós-paga, telefonia móvel pré-paga, telefonia fixa, TV a cabo, internet banda larga e há ainda uma opção chamada “Mais opções”, caso a sua reclamação não se enquadre em nenhuma das outras cinco categorias.
Reclamar na Anatel

Passo 07

No passo seguinte, você deve definir qual a qual área pertence a sua reclamação. São 18 opções diferentes, então leia com atenção a cada uma delas e escolha a que mais se aproxima da sua insatisfação.
Reclamar na Anatel

Passo 08

Após selecionar a natureza da reclamação, é preciso deixar o processo ainda mais preciso, então leia com atenção as novas opções e escolha a mais apropriada.
Reclamar na Anatel

Passo 09

Na tela seguinte, chegou a hora de escrever sobre o seu problema. Preencha todos os dados solicitados de maneira precisa e correta e faça uma breve descrição do seu problema. Lembre-se de ser o mais objetivo e claro possível, pois é a partir disso que a Anatel vai agir para tentar lhe ajudar.
Reclamar na Anatel
Clique em “Finalizar registro” para concluir a sua reclamação.

Passo 10

Na tela seguinte, é possível anexar arquivos nos formatos DOC e PDF de no máximo 1 MB cada um. Você pode anexar quantos desejar, desde cada anexo não ultrapasse o valor máximo suportado pelo site — este passo não é obrigatório.

Agora é só esperar

Depois de registrada a sua reclamação, basta aguardar alguns dias até que a Anatel analise sua solicitação e tome as devidas providências. Lembre-se que, ao usar este recurso, você aceita os termos de responsabilidade, ou seja, qualquer informação prestada de forma equivocada ou enganosa pode trazer problemas sérios para você.
Caso você esteja com a razão na disputa com a operadora, é bem provável que ela entre em contato com você nos próximos dias para tentar uma solução. Ou, dependendo do caso, você pode notar a mudança já na próxima fatura. Se quiser acompanhar o andamento de sua solicitação, basta acessar o site onde fez o registro, fazer login e verificar a quantas anda este processo.

Versão mobile

Recentemente, a Anatel lançou o aplicativo Anatel Consumidor, com versões para as principais plataformas mobile da atualidade. Basta instalar o app em seu tablet ou smartphone e então você pode registrar reclamações e acompanhar o andamento de suas solicitações diretamente pelo dispositivo portátil.
Reclamar na Anatel
O processo de fazer uma reclamação pelo aplicativo é basicamente igual ao do site. Você faz login, define a natureza de sua reclamação, informa número de protocolo de atendimento junto a companhia, faz uma breve descrição do problema e pronto. Depois, é só aguardar.

Nenhum comentário:

Atenção,Aviso Legal.

Todos os direitos autorais reservados.
A violação dos direitos autorais é punível como crime, com pena de prisão, multa e indenizações civis .
LEI Nº 9.610
Art. 5º Para os efeitos da Lei, considera-se:
I - publicação - o oferecimento de obra literária, artística ou científica ao conhecimento do público, com o consentimento do autor, ou de qualquer outro titular de direito de autor, por qualquer forma ou processo.
Os donos de blogs ou sites que não respeitam a lei estão sendo notificados,denunciados,tendo seus blogs e sites fechados e processados.
Proibida cópia total ou parcial,e qualquer tipo de reprodução sem autorização em blogs ou sites.
Proibido o uso do nome Como Saber Fazer
O nome Como Saber Fazer é marca registrada e protegido por lei.
Apenas indique a fonte da informação colocando um link para o artigo do blog Como Saber Fazer.
Até agora: 25/06/15.
145 Blogs e
22 sites denunciados.
154 Blogs apagados pelo google.
221 donos de sites e 25 donos de blog respondendo a processos por plágio.
129 vitórias na justiça.
Leia no fim da página o aviso de Copyright.