quinta-feira, 2 de julho de 2015

Como unir formas com o Blend no Illustrator

Neste tutorial falaremos um pouco mais sobre a ferramenta Blend no Illustrator, que pode lhe ajudar tanto a criar efeitos, como facilitar o processo de criação de certas imagens dentro do programa.
Basicamente a ferramenta blend une dois ou mais objetos e cria um caminho entre eles com a cópia desses elementos. Por exemplo, observe a imagem abaixo, nela selecionamos duas estrelas e criamos um blend.

Una formas com o Blend no Illustrator

Existem duas principais maneiras de se criar o blend. A primeira requer que você selecione os dois objetos e vá em Objects - > blend -> make a new one, como aponta a imagem abaixo:
Ferramenta Blend no Illustrator
Já a segunda envolve utilizar o próprio atalho na barra lateral, acessível também por meio do atalho W.
Nele, você deverá clicar em um objeto e após o outro, o blend será criado automaticamente. Vale lembrar que dado a sua complexidade, o Blend usa uma grande quantidade de memória RAM: quanto mais complexo ou mais personalização, mais pesado ficará.

Personalizando o seu blend

Seu blend pode ser modificado de diversas maneiras, na imagem abaixo, selecionamos cada um dos objetos da estrela e mudamos a sua cor nas propriedades do objeto, ele foi atualizado para refletir essa diferença.
Blend no Illustrator - imagem 2
Mas isso pode ficar melhor no caso de mudanças de cores. Para isso, você terá de selecionar tanto os dois objetos como a path e ir nas mesmas opções do blend apontadas a cima, só que dessa vez, acessará a opção “Blend Options”.
Blend no Illustrator - imagem 3
O blend normalmente é criado com a opção specified steps. Para uma transição de cores mais suave, selecione a opção smooth color. Com isso, o objeto mudará para o que vê abaixo.
Blend no Illustrator - imagem 4

Personalizando o caminho de seu blend

Assim como os estilos do blend são modificados, assim pode ser o seu caminho. O que determina o caminho que o blend percorrerá é o path encontrado pelos dois objetos.
Sua edição pode ser feita pela ferramenta convert anchor point tool. Mas primeiro, você tem que criar um ponto, use a ferramenta Add anchor point tool. No nosso caso, colocamos no meio da path.
Após isso, clicamos e arrastamos a ferramenta convert anchor point tool. O resultado se vê abaixo:
Blend no Illustrator - imagem 4

Blend e Paths

Não é porque o Blend é focado em objetos que não pode ser usado também em Paths. Na imagem abaixo, duas paths foram criadas, cada uma com uma cor, ao invés de smooth color, usamos a opção specified distance e determinamos uma distância de 4pt.
Blend no Illustrator - imagem 5

Nenhum comentário:

Atenção,Aviso Legal.

Todos os direitos autorais reservados.
A violação dos direitos autorais é punível como crime, com pena de prisão, multa e indenizações civis .
LEI Nº 9.610
Art. 5º Para os efeitos da Lei, considera-se:
I - publicação - o oferecimento de obra literária, artística ou científica ao conhecimento do público, com o consentimento do autor, ou de qualquer outro titular de direito de autor, por qualquer forma ou processo.
Os donos de blogs ou sites que não respeitam a lei estão sendo notificados,denunciados,tendo seus blogs e sites fechados e processados.
Proibida cópia total ou parcial,e qualquer tipo de reprodução sem autorização em blogs ou sites.
Proibido o uso do nome Como Saber Fazer
O nome Como Saber Fazer é marca registrada e protegido por lei.
Apenas indique a fonte da informação colocando um link para o artigo do blog Como Saber Fazer.
Até agora: 25/06/15.
145 Blogs e
22 sites denunciados.
154 Blogs apagados pelo google.
221 donos de sites e 25 donos de blog respondendo a processos por plágio.
129 vitórias na justiça.
Leia no fim da página o aviso de Copyright.