quarta-feira, 20 de maio de 2015

Como organizar seus downloads no uTorrent usando etiquetas no programa

uTorrent
Quem nunca fez o download de um arquivo via torrent que atire a primeira pedra! Extremamente popular atualmente, o protocolo de compartilhamento de arquivos P2P possui inúmeros clientes para praticamente todos os sistemas operacionais. Contudo, é impossível falar de torrent e não citar o uTorrent, o mais popular cliente da atualidade.
O aplicativo chama atenção não apenas por ser leve, compacto e funcional, como também por oferecer opções de configuração e recursos que ajudam os fãs incondicionais do protocolo. Se você é um deles, certamente já se deparou com uma lista de arquivos enorme e extremamente bagunçada. Há quem não ligue para isso, mas se você não faz parte desse grupo certamente gostará de saber que tem como por ordem na casa e organizar essa bagunça utilizando as chamadas etiquetas, ou tags, no uTorrent.
Veja como utilizá-las agora nesse passo a passo e livre-se da barafunda.

Passo 1

Com o uTorrent aberto, acesse o menu "Opções" na barra superior da janela do cliente. Na sequência, selecione a opção "Preferências". Você também pode pressionar as teclas CTRL + P no teclado.
Para começar, acesse as configurações do uTorrent (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira) 

Passo 2

Na janela de preferências que se abre, busque pelo item "Etiqueta" na lateral esquerda e selecione-o. Você será apresentado a uma lista de etiquetas automáticas que não só identificam automaticamente o tipo de arquivo que você está baixando, como também definem um diretório específico no seu computador.
Crie sua própria etiqueta definindo um nome para ela no campo "Etiqueta". Se preferir, identifique o tipo de conteúdo que ela cobrirá no campo "Contém". Feito isso, clique no botão "+" para criar a tag.
Defina o nome da etiqueta e adicione um breve comentário sobre ela no campo "Contém" (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira) 

Passo 3 (Opcional)

Se você gostaria não só de deixar tudo organizado, mas também automatizar a definição de onde o download deverá ser feito, então você pode definir um caminho específico para os arquivos marcados com a tag recém-criada.
Isso pode ser feito na porção inferior da mesma janela do passo anterior, bastando selecionar a tag que você acabou de criar na lista à esquerda e, logo na sequência, definindo o diretório padrão onde os arquivos dessa tag serão guardados clicando no botão com os três pontinhos. Feito isso, basta clicar em "+" e confirmar as alterações pressionando o botão "OK".
Também é possível mapear o local de download de arquivos marcados com uma etiqueta em específico (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira) 
Feito isso, sempre que você marcar um download com essa tag em específico, o uTorrent direcionará os arquivos para a pasta definida aqui automaticamente.

Passo 4

Agora que você criou sua etiqueta, ela aparecerá no menu na lateral esquerda do uTorrent. Clique sobre ela com o botão direito do mouse e seleciona a opção "Adicionar torrent" para escolher o arquivo .torrent que deseja baixar e, para finalizar, conclua pressionando o botão "Abrir".
Na hora de fazer o download de um arquivo, primeiro indique a que categoria ele pertence para que o uTorrent possa categorizá-lo e definir o local de download automaticamente (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira) 

Passo 5

Feito isso, o download terá início e o torrent ficará marcado com a etiqueta que você o marcou.
Com o download iniciado, o uTorrent separará os downloads em categorias e exibirá a qual cada um pertence na listagem geral (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira) 
Lembrando que se você definiu uma pasta padrão para o download de uma categoria, este arquivo irá diretamente para lá.

Passo 6

Se você quer organizar tudo no uTorrent, incluindo aqueles arquivos que você já baixou e agora está apenas semeando, saiba que é possível sim categorizá-los.
Para fazer isso, abra a lista completa de arquivos do seu uTorrent, clique com o botão direito do mouse no espaço em branco na coluna "Etiqueta" do torrent em questão e selecione a tag que desejar.
Também é possível categorizar arquivos que já foram ou estão sendo baixados (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira) 
Feito isso, o download será movido automaticamente para a categoria selecionada.
Depois de marcar todos os seus torrents no uTorrent sua lista de arquivos estará mais organizada do que nunca. Dessa forma, você poderá gerenciar e acessar seus torrents de maneira muito mais rápida, além de poupar tempo na hora de definir um local de download do arquivo.

Nenhum comentário:

Atenção,Aviso Legal.

Todos os direitos autorais reservados.
A violação dos direitos autorais é punível como crime, com pena de prisão, multa e indenizações civis .
LEI Nº 9.610
Art. 5º Para os efeitos da Lei, considera-se:
I - publicação - o oferecimento de obra literária, artística ou científica ao conhecimento do público, com o consentimento do autor, ou de qualquer outro titular de direito de autor, por qualquer forma ou processo.
Os donos de blogs ou sites que não respeitam a lei estão sendo notificados,denunciados,tendo seus blogs e sites fechados e processados.
Proibida cópia total ou parcial,e qualquer tipo de reprodução sem autorização em blogs ou sites.
Proibido o uso do nome Como Saber Fazer
O nome Como Saber Fazer é marca registrada e protegido por lei.
Apenas indique a fonte da informação colocando um link para o artigo do blog Como Saber Fazer.
Até agora: 25/06/15.
145 Blogs e
22 sites denunciados.
154 Blogs apagados pelo google.
221 donos de sites e 25 donos de blog respondendo a processos por plágio.
129 vitórias na justiça.
Leia no fim da página o aviso de Copyright.