quinta-feira, 7 de maio de 2015

Como formatar um PC com Windows

no computador
Muita gente tem arrepios toda vez em que ouve a frase “formatar um computador”. Isso porque tal tarefa sempre foi associada a algo complicado, trabalhoso e reservado apenas para os técnicos de informática. Logicamente que os profissionais do ramo conseguem realizar esta ação com mais facilidade, mas formatar uma máquina está longe de ser um bicho de sete cabeças.
Você mesmo pode fazer isso em sua casa, desde que tomando alguns cuidados, obviamente, para evitar problemas com a perda de dados essenciais. Além disso, é vital que você tenha uma cópia do sistema operacional para poder reinstalá-lo no equipamento. E se você ainda acha que formatar uma máquina é coisa de outro mundo, preparamos um tutorial básico para a formatação de computadores com Windows.

Com o disco de instalação do Windows

Não importa a versão do Windows que você usa: se você tem o disco de instalação do sistema, basta inseri-lo no drive (ou espetá-lo em uma entrada USB, caso ele esteja em um pendrive) e dar sequência às instruções de instalação que surgem na tela.

Em um determinado momento, você será questionado se deseja formatar o disco em que o sistema será instalado. Basta confirmar esta opção para que isto aconteça, todos os dados do HD ou partição em questão sejam apagados e o sistema seja reinstalado do zero. Lembre-se: antes de iniciar este procedimento, o ideal é fazer um backup de seus dados. Isso pode ser feito salvando tudo manualmente em pendrives ou HD externos, ou ainda enviando arquivos para a nuvem, em serviços como OneDrive, Google Drive, Dropbox, Copy e Box.

Windows 8 e 8.1

Essa é uma função presente no Windows 8/8.1 que apagam todos os dados do Windows e devolvem o seu computador ao estado original. É como se você desse um grande reboot no sistema operacional, apagando arquivos e programas adicionados por você e reiniciando a máquina do zero.
Essa é a opção mais prática para quem quer formatar uma máquina com Windows 8 ou Windows 8.1. Primeiro, pressione a tecla Windows para ir à tela inicial do sistema e lá procure por “Remover tudo e reinstalar o Windows”. Na opção “Remover tudo e reinstalar o Windows”, clique em “Introdução”. Isso dará início ao passo a passo para a reinstalação do Windows. Ao final, seu computador estará totalmente zerado, como se tivesse sido ligado pela primeira vez.
Lembre-se: para evitar perda de dados importante, você deve fazer um backup de seus arquivos antes de dar início ao procedimento.

Windows 7

Se você utiliza o Windows 7, também pode fazer algo semelhante. A versão do software também conta com funções específicas para você retornar a máquina ao seu estado original, ou seja, como se estivesse sendo ligado pela primeira vez. Veja abaixo:
1. Abra o Menu Iniciar e clique sobre a opção “Painel de Controle”.
2. Na caixa de pesquisa do Painel de Controle, procure por “recuperação” e, quando o resultado for exibido na tela, clique em “Recuperação”.
3. Clique em “Método de recuperação avançado”.
4. Agora você deve escolher a opção que indica a restauração completa do Windows para o seu estado original — ou seja, a formatação de todo o conteúdo (como programas e arquivos). Ela pode aparecer sob o nome “Retornar o computador à configuração de fábrica” ou então “Reinstalar o Windows”. Qual das opções será exibida para você vai depender da escolha feita pelo fabricante. Os dois recursos guardam algumas diferenças. São elas:
  • Retornar o computador à configuração de fábrica – Quando esta é a opção disponível, o Windows será retornado ao mesmo modo em que saiu da fabricante. Isso quer dizer que programas pré-instalados pela montadora estarão novamente em sua máquina;
  • Reinstalar o Windows – Se esta é a opção disponível, provavelmente você tem um Windows “puro” e o sistema será totalmente reinstalado em sua máquina.
Lembre-se: ao realizar esta tarefa no Windows 7, os arquivos pessoais (presentes na pasta “Documentos”) são salvos automaticamente dentro de uma pasta chamada “Windows.old”. Contudo, é altamente recomendável fazer um backup manual de informações sensíveis, salvando tudo em um pendrive, em um HD externo ou na nuvem para evitar qualquer problema com perda de dados.
Se você está formatando o computador para vendê-lo, por exemplo, pode apenas excluir esta pasta de backup para não passar o PC adiante com suas informações.

Nenhum comentário:

Atenção,Aviso Legal.

Todos os direitos autorais reservados.
A violação dos direitos autorais é punível como crime, com pena de prisão, multa e indenizações civis .
LEI Nº 9.610
Art. 5º Para os efeitos da Lei, considera-se:
I - publicação - o oferecimento de obra literária, artística ou científica ao conhecimento do público, com o consentimento do autor, ou de qualquer outro titular de direito de autor, por qualquer forma ou processo.
Os donos de blogs ou sites que não respeitam a lei estão sendo notificados,denunciados,tendo seus blogs e sites fechados e processados.
Proibida cópia total ou parcial,e qualquer tipo de reprodução sem autorização em blogs ou sites.
Proibido o uso do nome Como Saber Fazer
O nome Como Saber Fazer é marca registrada e protegido por lei.
Apenas indique a fonte da informação colocando um link para o artigo do blog Como Saber Fazer.
Até agora: 25/06/15.
145 Blogs e
22 sites denunciados.
154 Blogs apagados pelo google.
221 donos de sites e 25 donos de blog respondendo a processos por plágio.
129 vitórias na justiça.
Leia no fim da página o aviso de Copyright.