quinta-feira, 28 de maio de 2015

Como fazer quando o seu smartphone ou tablet Android não liga?

Cabo
Smartphones e tablets muitas vezes são nosso braço direito  no dia a dia, mas eles são máquinas e também estão suscetíveis a problemas técnicos. Se você está tentando desesperadamente apertar o botão power do seu dispositivo Android, mas ele não liga de jeito nenhum, respire fundo e saiba que existem algumas maneiras de trazê-lo de volta à vida.
Em primeiro lugar, é importante saber que esse problema também pode ter sido causado por danos no hardware do aparelho e, nesse caso, o ideal é procurar uma assistência técnica autorizada para fazer uma análise mais detalhada. Porém, caso o problema esteja relacionado ao software, você pode seguir algumas dicas e tentar corrigi-lo. Veja o que fazer quando o seu telefone ou tablet Android não liga.

O celular está descarregado?

Certifique-se que ele não está desligado por falta de carga na bateria. Sim, pode parecer brincadeira, mas às vezes passamos tanto tempo usando o aparelho para jogar, ver vídeos no YouTube, trocar mensagens e tirar selfies que, ao deixarmos o dispositivo de lado por alguns minutos, podemos nem perceber que a bateria acabou.
Se a bateria não está 100% descarregada, é possível que um indicador de bateria vazia apareça na tela quando você tenta ligá-lo. Mas se você deixar a bateria descarregar completamente, seu smartphone ou tablet não vai responder quando você pressionar o botão power.
Para resolver esse problema, basta conectar o aparelho em um carregador de parede e deixá-lo carregar. Nesse caso, não adianta tentar ligá-lo imediatamente, é preciso lembrar que muitas vezes o aparelho precisa de alguns minutos de carga até que possa ser ligado.
Deixe-o carregando por cerca de 15 minutos antes de tentar ligá-lo novamente e se o problema tiver sido causado pela bateria descarregada, ele voltará a funcionar normalmente. Se isso não funcionar, tente conectar o dispositivo a outros acessórios, pois o cabo USB ou adaptador de tomada também podem apresentar desgastes e ocasionar problemas. Além de utilizar outros acessórios, também não deixe de testar uma outra tomada.
Cabo

Dispositivo congelado

Assim como os demais sistemas operacionais, o Android também está sujeito a congelamentos. Se isso acontecer com o seu tablet ou smartphone, é possível que o aparelho ligue, mas a tela não funcione porque o sistema operacional está congelado e não responde os comandos dos botões.
Para tentar resolver esse problema, é preciso apelar para um procedimento que corta inteiramente a energia do aparelho, forçando-o a encerrar o sistema e reinicializá-lo. Em um aparelho com bateria removível, você pode retirar a bateria e aguardar cerca de dez segundos para colocá-la de volta – nesse momento, aproveite para conferir se a bateria está inchada ou com vazamentos, principalmente se o aparelho tiver sofrido alguma queda ou outro tipo de acidente; caso a resposta seja afirmativa, procure uma assistência técnica.
Porém, grande parte dos aparelhos modernos não possui bateria removível e para realizar essa interrupção será preciso pressionar longamente o botão power. Alguns dispositivos podem responder após dez segundos pressionando ininterruptamente o botão de liga/desliga, enquanto outros podem precisar de mais tempo. Lembre-se de não soltar o botão até que o aparelho responda e isso deve ser o suficiente para corrigir os congelamentos.

Faça um Factory Reset a partir do Modo de Recuperação

Em alguns casos, a inicialização do Android pode ser interrompida por algum motivo e o aparelho trave imediatamente. Para corrigir isso, ou outros problemas graves relacionados ao travamento, é preciso entrar no Modo de Recuperação do Android e executar um reset de fábrica.
Para fazer isso, você precisa desligar o aparelho e, em seguida, pressionar alguns botões ao mesmo tempo. A combinação exata de botões que você precisa usar depende do modelo do seu dispositivo e para descobrir qual é a correta para o seu aparelho realize uma pesquisa na web com o nome do seu aparelho mais "modo de recuperação" para descobrir quais botões darão acesso a essa ferramenta.
No caso do Nexus 4, por exemplo, é preciso manter pressionado o botão de diminuir volume mais o botão liga/desliga até que o dispositivo seja ligado. O Google, por exemplo, disponibiliza uma página com todas as instruções para realizar uma redefinição para a configuração original em todos os dispositivos da linha Nexus.
 Android Recovery Mode

Restaure o firmware do seu dispositivo

Se o software do seu dispositivo estiver danificado, o processo de reset de fábrica citado anteriormente pode não funcionar. Esse problema pode acontecer, por exemplo, quando você brinca com ROMs personalizadas. Nesse caso, você pode precisar restaurar o sistema operacional de uma maneira diferente e realizar a substituição do firmware.
Dependendo do dispositivo que você possui e do seu fabricante, essa tarefa pode ser fácil ou difícil. Se você tiver sorte, o fabricante do smartphone ou tablet poderá disponibilizar na web uma maneira fácil de fazer isso. O Google, por exemplo, fornece imagens de firmware que você pode instalar manualmente sem grandes dificuldades. A página em questão contém os arquivos binários de imagem que permitem restaurar o firmware original de fábrica do seu dispositivo 
Para outros dispositivos, esse processo pode ser mais complicado e exigir muita cautela. Nesse caso, é melhor recorrer a empresas especializadas para realizar o serviço.

Nenhum comentário:

Atenção,Aviso Legal.

Todos os direitos autorais reservados.
A violação dos direitos autorais é punível como crime, com pena de prisão, multa e indenizações civis .
LEI Nº 9.610
Art. 5º Para os efeitos da Lei, considera-se:
I - publicação - o oferecimento de obra literária, artística ou científica ao conhecimento do público, com o consentimento do autor, ou de qualquer outro titular de direito de autor, por qualquer forma ou processo.
Os donos de blogs ou sites que não respeitam a lei estão sendo notificados,denunciados,tendo seus blogs e sites fechados e processados.
Proibida cópia total ou parcial,e qualquer tipo de reprodução sem autorização em blogs ou sites.
Proibido o uso do nome Como Saber Fazer
O nome Como Saber Fazer é marca registrada e protegido por lei.
Apenas indique a fonte da informação colocando um link para o artigo do blog Como Saber Fazer.
Até agora: 25/06/15.
145 Blogs e
22 sites denunciados.
154 Blogs apagados pelo google.
221 donos de sites e 25 donos de blog respondendo a processos por plágio.
129 vitórias na justiça.
Leia no fim da página o aviso de Copyright.