
Por isso, a opção mais inteligente é nunca se esquecer de fazer um backup de segurança dos seus dados. Existem várias opções para realizar esta tarefa, desde a sincronização manual até uploads automáticos. E se você tem um gadget com sistema Android, separamos os métodos mais eficazes para salvar suas informações de maneira segura e sem o medo de que elas serão deletadas.
Backup de fotos para o PC
Para salvar uma cópia de segurança das fotos do seu smartphone ou tablet em seu PC (Windows ou Linux), é preciso conectar um cabo USB (de preferência aquele que veio junto com o aparelho) e copiar manualmente os arquivos da pasta do dispositivo listado para a pasta de destino escolhida.Dependendo do modelo do seu aparelho com Android, uma notificação deve aparecer confirmando que ele está conectado como MTP (Dispositivo de mídia) ou PTP (Câmera). O PTP e o MTP permitem ao usuário transferir imagens sem instalar qualquer outro software, uma vez que estes protocolos são compatíveis com os mais recentes sistemas operacionais.


Caso seu smartphone possua um cartão microSD, e se os seus dados estiverem armazenados nele, outra opção é ejetar o cartão do aparelho e, com a ajuda de um adaptador, colocá-lo diretamente no leitor do PC. Isso permite realizar a transferência sem o auxílio de um cabo USB, mas embora esse tipo de backup seja manual é útil, ele torna a exibição de suas fotos um pouco limitada. Uma opção mais interessante é fazer cópias de segurança, utilizando recursos de sincronização oferecidos por apps de armazenamento na nuvem.
Envie suas fotos para a nuvem
Quando o assunto é salvar dados na cloud, uma das opções de backup mais usadas é o Dropbox, que uma vez configurado irá sincronizar suas fotos (e vídeos, caso haja interesse) automaticamente com a nuvem. Para automatizar o processo, basta acessar o aplicativo em seu Android e ativar a opção de "Envio da Câmera". Dessa forma, você pode recuperá-las a qualquer momento e em qualquer dispositivo que tenha o app instalado, ou via web.Outra opção é o OneDrive, serviço de nuvem da Microsoft, que oferece uma capacidade inicial de 15GB para novas contas, e possui um aplicativo para Android muito útil, com suporte para backup automático de fotos e vídeos. A ferramenta de backup da câmera é gratuita e funciona em segundo plano, com a possibilidade de escolher uploads via conexões Wi-Fi ou plano de dados..

Em seguida, vá em “Backup automático” e no canto superior direito altere a chave para ativar ou desativar o recurso. Essa opção nativa do Google irá enviar automaticamente as imagens e defini-las como privadas por padrão. Caso queira, você poderá compartilhá-las via Google+, por exemplo. O app permite escolher realizar a sincronização automática apenas quando o usuário estiver conectado em uma rede Wi-Fi.

Viva o Wi-Fi!
Se você optar por sincronizar suas fotos com uma conta de nuvem, você terá a opção de fazê-lo tanto pelo Wi-Fi quanto pelo seu plano de internet móvel. A menos que você tenha um plano de dados extremamente generoso, é melhor assegurar-se de estar conectado a uma rede sem fio segura na hora de realizar seus uploads.Essa atitude pode ajudar a salvar a sua largura de banda de internet móvel na hora de sincronizar suas fotos, uma vez que muitas delas podem ter sido tiradas em alta resolução ou até mesmo em HD. É claro que imagens com baixa resolução vão exigir menos dos seus dados, mas nem sempre vale a pena arriscar.
Se você optar por sincronizar o seu dispositivo móvel manualmente via USB com o seu PC, essa questão não será um problema, embora quanto maior a resolução e maior o tamanho do arquivo, maior será o impacto na velocidade de transferência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário