quinta-feira, 19 de março de 2015

Como configurar a função de múltiplos perfis de usuário no Mozilla Firefox

firefox
Nas comparações feitas entre Chrome e Firefox, um recurso sempre dá pontos ao navegador do Google: o suporte para múltiplos perfis de usuário. Talvez você não saiba, mas o browser da Mozilla também conta com esta função, apesar dela ser bem menos intuitiva do que no Chrome.
No Firefox, você precisa fazer algumas configurações manuais que vão além do básico, pois não há como ativar tal função nas opções de definição do navegador. Apesar de ser um pouco mais complicado do que poderia ser, criar e configurar vários perfis do aplicativo da Mozilla passa longe de ser um bicho de sete cabeças.
Então, se você divide o Firefox com outras pessoas — ou apenas pretende usar mais de um perfil, cada um com configurações, histórico e extensões individuais —, fique atento a este guia completo para ativar a função de múltiplos usuários do navegador open source.

Acessando o gerenciador de perfis

Primeiramente, você precisa acessar o gerenciador de perfis do Firefox. Teria sido mais simples se a Mozilla adicionasse essa função nas configurações do navegador, como acontece no Chrome, mas não é assim.
Então, faça o seguinte: use a combinação Tecla do Windows + R e digite firefox.exe -p no campo da opção Executar, tal qual indicado na imagem abaixo:
Múltiplos Usuários Firefox
Clique em "OK".
Agora, surgiu na tela a janela do gerenciador de perfis do Firefox.  Aqui, você vê o perfil-padrão do navegador (de nome “default”) e pode adicionar um novo, renomear ou apagar um existente.
Múltiplos Usuários Firefox
Se você tiver vários perfis no navegador, pode escolher sempre qual usar quando abrir o navegador pelo atalho, sem digitar nenhum comando extra. Para isso, desmarque a opção “Usar o perfil selecionado sem perguntar ao iniciar”. Com isso, sempre que abrir o Firefox, você vai ver essa caixa de diálogo para escolher o perfil desejado.

Criando um novo perfil

Lembre-se de que, caso você apague o perfil “default”, vai perder todos os dados de navegação (históricos, extensões, senhas memorizadas etc.), então tome cuidado.
Múltiplos Usuários Firefox
Ao clicar em “Novo perfil”, a tela do assistente de configuração abre e vai guiar você durante todo o processo. Clique em “Avançar”.
Múltiplos Usuários Firefox
Agora, escolha o nome mais apropriado para o novo perfil. Você ainda pode escolher uma pasta específica na qual ficarão armazenados os conteúdos deste novo usuário — para tal, clique em “Pasta” e escolha o diretório.
Múltiplos Usuários Firefox
Por fim, depois de tudo pronto, clique em “Concluir”. Agora, há um novo perfil na lista para você escolher e usar o Firefox sem problemas.

Escolher um perfil ao iniciar o Firefox

Outra forma de abrir o gerenciador sempre que o Firefox for iniciado é modificar a linha de comando do atalho do navegador. Com essa configuração, basta dar um duplo clique sobre ele e escolher o perfil.
Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre o atalho do Firefox no seu computador e vá em “Propriedades”. Na tela que se abriu, no campo “Destino”, adicione o sufixo -p ao final, tal qual indicado na imagem abaixo:
Múltiplos Usuários Firefox
Clique em “OK” para confirmar e pronto. Agora, sempre que abrir o navegador por este atalho, o gerenciador de perfis será carregado e você poderá escolher quem vai usar o browser.

Abrindo mais de um perfil do Firefox ao mesmo tempo

A última dica deste guia é para você abrir mais de um perfil de usuário ao mesmo tempo. Nativamente, o Firefox não está apto a executar tal função, mas uma pequena modificação pode tornar isso possível.
Com o botão direito do mouse, clique sobre o atalho do navegador. No campo “Destino”, adicione o comando -no-remote — ao total, o texto adicionado deve ser -p -no-remote — e clique em “OK” para confirmar.
Múltiplos Usuários Firefox
Isso vai desativar a verificação que o Firefox faz quando é aberto para descobrir se há outra sessão do navegador já em funcionamento. Desse modo, é possível abrir quantos perfis você quiser sem nenhum problema — mas lembre-se de usar sempre este atalho para abrir o aplicativo.

Nenhum comentário:

Atenção,Aviso Legal.

Todos os direitos autorais reservados.
A violação dos direitos autorais é punível como crime, com pena de prisão, multa e indenizações civis .
LEI Nº 9.610
Art. 5º Para os efeitos da Lei, considera-se:
I - publicação - o oferecimento de obra literária, artística ou científica ao conhecimento do público, com o consentimento do autor, ou de qualquer outro titular de direito de autor, por qualquer forma ou processo.
Os donos de blogs ou sites que não respeitam a lei estão sendo notificados,denunciados,tendo seus blogs e sites fechados e processados.
Proibida cópia total ou parcial,e qualquer tipo de reprodução sem autorização em blogs ou sites.
Proibido o uso do nome Como Saber Fazer
O nome Como Saber Fazer é marca registrada e protegido por lei.
Apenas indique a fonte da informação colocando um link para o artigo do blog Como Saber Fazer.
Até agora: 25/06/15.
145 Blogs e
22 sites denunciados.
154 Blogs apagados pelo google.
221 donos de sites e 25 donos de blog respondendo a processos por plágio.
129 vitórias na justiça.
Leia no fim da página o aviso de Copyright.