sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Como Fazer melhor uso dos serviços de nuvem

Este tutorial mostra algumas dicas de como fazer melhor uso dos serviços de nuvem.
Apesar de muito difundido, ainda é comum de ver alguém comentar que perdeu um arquivo ou pois não o salvou em nuvem. As dicas a seguir podem o ajudar a melhor integrar os serviços de armazenamento em nuvem no seu dia a dia.

Faça download dos aplicativos
Apesar de simples, é sempre bom reforçar a ideia de aproveitar dos aplicativos oferecidos pelas empresas. O OneDrive, por exemplo, já vem com o aplicativo instalado no Windows 8.1. Enquanto o Dropbox e o Google Drive oferecem os aplicativos no site oficial.
Com eles você pode sincronizar pastas do seu PC e não se preocupar em ter de parar tudo só para fazer o upload de alguns arquivos. Isso é o primeiro passo para criar rotinas e garantir que não esqueceu nenhum arquivo fora da nuvem.
Caso já faça isso, mas usa mais de um serviço, é recomendável usar o CloudBuckit, um agregador de armazenamento em nuvem. Com ele você pode enviar e transferir arquivos entre diversos serviços de maneira rápida.
Fazer melhor uso dos serviços de nuvem
CloudBuckit oferece suporte a vários serviços de armazenamento em nuvem
Crie uma rotina
Talvez a etapa mais difícil seja criar uma rotina para salvar os seus arquivos, é por isso que os programas citados acima ajudam.
Imagine que você acabou de descarregar as fotos de sua câmera digital. Algumas pessoas salvam elas nos meus documentos, outros em Minhas imagens ou até mesmo na área de trabalho.
Ao invés de fazer isso, comece a salvar as imagens na pasta do seu armazenamento em nuvem preferido. Por exemplo, o Dropbox cria uma pasta nos favoritos onde você pode muito bem jogar os arquivos lá. De tempo em tempo ele sincroniza tudo que está dentro dela em nuvem.
Fazer melhor uso dos serviços de nuvem
Aplicativos criam pastas onde você pode jogar os arquivos para serem sincronizados
Smartphones também contam com esse serviço para fotos. O iOS faz o upload para o iCloud, enquanto o Android oferece criar uma pasta no Google Plus e o Windows Phone oferece o OneDrive para armazenar as suas fotos automaticamente.
Sincronizar a pasta meus documentos com a nuvem
Se você usa o Dropbox, ou outro serviço em nuvem, um bom pontapé inicial para a criação da rotina acima é colocar a pasta Meus documentos em Nuvem.
Exemplo: Eentro da pasta que o aplicativo do Dropbox cria, foi feita uma pasta chamada Documentos.
Fazer melhor uso dos serviços de nuvem
Clique com o botão direito nos Meus Documentos, vá em Local. Copie e cole o caminho da pasta do Dropbox. Normalmente ela fica como C:\Users\nome do seu usuário\Dropbox\Documentos. Clique em Aplicar
Fazer melhor uso dos serviços de nuvem
O Windows perguntará se você quer mover todos os arquivos que estão no local antigo para o novo, clique em Sim. Da próxima vez que o Dropbox sincronizar, os arquivos salvos na pasta agora estarão na nuvem.
Fazer melhor uso dos serviços de nuvem
Use a nuvem para armazenar vídeos e áudio
Enquanto boa parte dos serviços são voltados mais para o armazenamento de documentos, outros, como o caso do Audiobox, para música. O conceito é bem similar, você faz o upload dos arquivos ou pastas em seu PC e consegue acessar de todos os dispositivos. Ele conta com um player para iOS e Android.
Fazer melhor uso dos serviços de nuvem
Audiobox permite criar o seu serviço de streaming de música pessoal
Para vídeos, a quantidade é bem mais limitada. Você pode fazer o download de vídeos direto da nuvem com o Dropbox, Google Drive, Onedrive, etc. Fazer stream é algo não muito difundido até então, ao menos para o usuário final.
O melhor nesse caso é usar o Plex Media Server. Ele transforma o seu PC em um servidor de mídia que pode ser usado para transmitir música e vídeo para vários dispositivos. Existe também sincronia entre dispositivos, mas requer uma assinatura mensal.
Use a nuvem para organizar o seu dia a dia
Programas como o Evernote ou o OneNote são de grande ajuda na hora de fazer listas de compras, tarefas do dia-a-dia ou anotações rápídas.
Fazer melhor uso dos serviços de nuvem
Com versão para Windows Phone, iOS e Android, One Note é uma das opções para quem quer suporte na nuvem para tarefas do dia-a-dia
Ambos aceitam sincronização em nuvem por meio de seus aparelhos mobile. Aproveite para dar uma olhada em cinco dicas de usabilidade no OneNote 2013.
Usar a nuvem como uma ferramenta colaborativa
Tem um trabalho em grupo da faculdade? Você pode usar muito bem o armazenamento em nuvem para facilitar o envio e recebimento de arquivos como esses. O OneDrive, por exemplo, permite você compartilhar os documentos com outras pessoas e edite-os.
Para isso, dentro do serviço clique com o botão direito em cima do arquivo e vá em compartilhar.
Fazer melhor uso dos serviços de nuvem
Nele você pode permitir ou não a pessoa de editar.
Fazer melhor uso dos serviços de nuvem
Soluções para empresas também aparecem em peso no mercado. Dentre elas estão o Evernote Business ou o Flow.  A solução da Microsoft é o Office 365 Business, que oferece edição de documentos e armazenamento de 1TB para cada funcionário.

Leia também.
como colocar senha em arquivos ZIP.
como ver um site como ele era antes.
como ver o céu com Stellarium.
como mudar a fonte do Windows Vista.
como melhorar o desempenho do Windows Vista.
como aumentar e colorir legendas.

Nenhum comentário:

Atenção,Aviso Legal.

Todos os direitos autorais reservados.
A violação dos direitos autorais é punível como crime, com pena de prisão, multa e indenizações civis .
LEI Nº 9.610
Art. 5º Para os efeitos da Lei, considera-se:
I - publicação - o oferecimento de obra literária, artística ou científica ao conhecimento do público, com o consentimento do autor, ou de qualquer outro titular de direito de autor, por qualquer forma ou processo.
Os donos de blogs ou sites que não respeitam a lei estão sendo notificados,denunciados,tendo seus blogs e sites fechados e processados.
Proibida cópia total ou parcial,e qualquer tipo de reprodução sem autorização em blogs ou sites.
Proibido o uso do nome Como Saber Fazer
O nome Como Saber Fazer é marca registrada e protegido por lei.
Apenas indique a fonte da informação colocando um link para o artigo do blog Como Saber Fazer.
Até agora: 25/06/15.
145 Blogs e
22 sites denunciados.
154 Blogs apagados pelo google.
221 donos de sites e 25 donos de blog respondendo a processos por plágio.
129 vitórias na justiça.
Leia no fim da página o aviso de Copyright.