terça-feira, 23 de setembro de 2014

Como converter DVDs para vídeo

Este tutorial aborda como converter DVD em vídeos com a ajuda do Handbrake

Com um instalador de 20mb, o Handbrake é um programa gratuito que converte qualquer tipo de DVD para formatos de vídeo como MKV ou MP4. Acesse o site oficial do Handbrake para fazer o download.
Após instalado, coloque o DVD na bandeja do seu drive.
Para iniciar o processo, você deve escolher a opção Source. Nela você precisa indicar a pasta VIDEO_TS do seu DVD. O segundo passo é definir onde o arquivo convertido será salvo.
converter DVDs para vídeo
Na parte Destination, clique em Browse, selecione a pasta e dê um nome para o vídeo.
converter DVDs para vídeo
No caso do tutorial, foi usada a própria pasta Vídeos do Meus Documentos do Windows.
converter DVDs para vídeo
Como apontado antes, o Handbrake suporta duas extensões de vídeo, MP4 e MKV. Para muda-las, troque em Container.
converter DVDs para vídeo
Caso você vá converter o vídeo para rodar em tablets Android ou aparelhos Apple, o melhor é usar a seleção de Presets, localizado na parte lateral do Handbrake.
converter DVDs para vídeo
Ao clicar em um dos itens, ele já configurará todo o resto para o dispositivo selecionado. Isso garante uma boa qualidade e compatibilidade com o dispositivo.
No caso de converter para rodar em um PC, você também pode fazer algumas modificações adicionais nas abas na parte inferior, como, Video, Audio e Subtites
Exemplo: Alterar resolução.
O vídeo do tutorial tem a resolução de 1920×1080. Para alterar a resolução, vá em Picture, altere Anamorphic para None e coloque a largura (Width) e altura (Height) desejada nos campos. Foi usado 1280×720 no exemplo abaixo.
converter DVDs para vídeo
Atenção: Deixe marcado o botão Keep Aspect Ratio, pois ele limita o tamanho da tela para a proporção correta do vídeo. Um vídeo 16:9 (640×360), caso mudado para 4:3 (640×480) vai ficar achatado, isso não ocorre ao deixar a opção marcada.
Normalmente o Handbrake, já adiciona a legenda do DVD. Caso não o faça, outra opção é usar legendas externa para ele. Tais legendas são externas e possuem a extensão .srt. Altere a guia para Subtitles e vá em Import SRT. Navegue até onde a legenda se encontra e clique em Abrir.
converter DVDs para vídeo
As configurações de vídeo avançadas do Handbrake podem ser vistas na aba Video. Para mudar a qualidade da conversão é o H264 Preset. Com 10 configurações, o preset vai de Ultrafast, a qualidade mais baixa ao Placebo, que é a mais alta.
converter DVDs para vídeo
Atenção: Qualidade da conversão não é o mesmo que qualidade do vídeo, apesar de influenciar o resultado final. Uma conversão no preset Ultrafast resultará em um tempo de conversão menor, mas será preciso uma maior taxa de bits (bitrate) para que o arquivo tenha uma boa qualidade.
Já o Placebo é uma conversão que usará muito mais a capacidade de processamento da máquina e oferecerá a melhor qualidade. Em consequência é o processo mais demorado e não necessariamente o mais adequado. É recomendável usar a opção Fast ou Medium para um bom custo X benefício.
A segunda opção é a Quality, que também interfere na qualidade do vídeo. Nesse caso, ele define que qualidade (em taxa de bits) deve ser atingida durante a conversão. Existe duas maneiras para se fazer isso.
converter DVDs para vídeo
A primeira é usar o slider onde você pode definir se quer uma maior ou menor qualidade. Nesse caso não é possível definir uma taxa de bits específica. Isso é feito ao marcar a opção Avg Bitrate (taxa de bits média). O campo em branco é onde você deverá colocar a taxa de bits desejada.
Algumas coisas devem ser levadas em consideração, porém. Qual é a taxa de bits do vídeo original? Uma taxa maior que a original não aumentará a qualidade.
O Handbrake mostra no botão Activity Log a taxa de quadros do arquivo que será convertido.
converter DVDs para vídeo
Clique e procure por Bitrate. No caso do tutorial, ele tem 1259 kbps.
converter DVDs para vídeo
Na caixa de Average Bitrate, para buscar manter uma qualidade similar, você deverá colocar acima de 1000kbps.
Vale apontar que você não pode levar isso como uma regra, já que diferentes arquivos de vídeo contarão com taxa de bits variadas e outras peculiaridades. O melhor a se fazer é ver uma prévia de como o video ficará após convertido.
Para isso existe o botão Preview, ele gera uma prévia de 30 a 240 segundos do seu vídeo.
converter DVDs para vídeo
Clique nele, defina a duração e clique em Play.
converter DVDs para vídeo
Uma curta conversão será realizada e o vídeo será reproduzido no seu media player padrão.
Boa parte dos DVDs contam com áudio em Português e Inglês. No geral, ao adicionar a pasta VIDEO_TS no Handbrake ele já separa todas as faixas de áudio. Caso não ocorra, vá na aba Audio e selecione Add Track.
converter DVDs para vídeo
A Source (fonte) indicará qual é a língua que será adicionada. Para reproduzir vídeos com mais de uma faixa de áudio, você precisa de programas como o VLC ou o Windows Media Player Classic Home Cinema.
Quando tudo estiver pronto, clique em Start para começar o processo de conversão. Uma janela o alertará quando a conversão for terminada.
converter DVDs para vídeoPara converter mais de um arquivo, use a opção Add to Queue para colocar em uma fila de conversão. Clique em Show Queue para ver a fila de conversão.
converter DVDs para vídeo

Leia também.
como converter arquivos de vídeo.
como baixar vídeos do YouTube.
como usar ferramentas para melhorar seu Windows.
como baixar musicas do YouTube.
como resolver erros do MSN.
como mudar a senha do MSN ou hotmail.

Nenhum comentário:

Atenção,Aviso Legal.

Todos os direitos autorais reservados.
A violação dos direitos autorais é punível como crime, com pena de prisão, multa e indenizações civis .
LEI Nº 9.610
Art. 5º Para os efeitos da Lei, considera-se:
I - publicação - o oferecimento de obra literária, artística ou científica ao conhecimento do público, com o consentimento do autor, ou de qualquer outro titular de direito de autor, por qualquer forma ou processo.
Os donos de blogs ou sites que não respeitam a lei estão sendo notificados,denunciados,tendo seus blogs e sites fechados e processados.
Proibida cópia total ou parcial,e qualquer tipo de reprodução sem autorização em blogs ou sites.
Proibido o uso do nome Como Saber Fazer
O nome Como Saber Fazer é marca registrada e protegido por lei.
Apenas indique a fonte da informação colocando um link para o artigo do blog Como Saber Fazer.
Até agora: 25/06/15.
145 Blogs e
22 sites denunciados.
154 Blogs apagados pelo google.
221 donos de sites e 25 donos de blog respondendo a processos por plágio.
129 vitórias na justiça.
Leia no fim da página o aviso de Copyright.