sexta-feira, 18 de julho de 2014

Como Ter um Post-It virtual no Windows 8

Se você tem o costume de usar post its corriqueiramente e quer começar a ter esse hábito no computador também? Esse tutorial aborda a como ter um Post It virtual no Windows 8 com a ajuda do Stickies. Ele é uma boa opção se você não gosta das Notas Autoadesivas do Windows 7 e Windows 8.x.

Stickies: Post-it virtual no Windows 8

Dezenvolvido pela Zhorn Software, o programa gratuito conta com um instalador e cria um pequeno bloco de anotações em sua tela que é repleto de funcionalidades. Apesar do tutorial ser focado no Windows 8, o Stickies também tem suporte ao Windows 7, Vista e XP. As explicações abaixo funcionam em qualquer versão do programa.
Após ser instalado, ele abre automaticamente uma nota na tela. Você pode aumentar ou diminuir o tamanho, só precisa posicionar o mouse em uma das extremidades, clicar com o botão esquerdo e arrastar.
Post-it virtual no Windows 8
Para adicionar um novo post it, você pode usar o atalho Ctrl+N (com o post it atual selecionado) ou dar dois cliques no ícone que fica na barra de notificação.
Além de post its em branco, você pode criar baseado em algum texto que está na área de transferência, uma imagem da tela ou uma imagem do computador. Para isso use a opção new sticky from.
Post-it virtual no Windows 8
Para área de transferência selecione Clipboard, para imagem da tela, Screen Area e por fim uma imagem do computador com Screenshot.
Personalizando o seu post it
É possível personalizar a fonte, cor e muitos outros detalhes de seu post it. Para isso clique com o botão direito do mouse no seu ícone da barra de notificações e vá em Options.
Dentro dos Options, selecione a guia Appearance:
Nela teremos as seguintes opções:
Post-it virtual no Windows 8
Font Colour -> altera a cor da fonte
Font Style -> altera qual a fonte será usada
Sticky Colour -> altera a cor do fundo
Toda vez que alterar cada item, a parte Preview mostrará como o seu Post it ficará. Quando estiver contente com o resultado, clique em OK.
Outra opção é clicar com o botão direito no post it e clicar em Set Colour. Mais personalizações podem ser encontradas no site oficial por meio de Skins.
Você precisa apenas realizar o download do arquivo ssk, abrir novamente a guia Appearance e clicar em Skins.
Post it virtual no WIndows 8
Tipicamente ele já encontra as skins em seu computador, caso não apareça vá em Browse e indique onde está o arquivo. Com isso feito, clique em Apply skin now e em OK.
Agora os post its terão uma nova aparência, observe eles com uma skin do Windows 8 aplicada:
Post it virtual no Windows 8
Gerenciando e criando alertas
Outra possibilidade está adicionar alertas sonoros em horários específicos para cada post it. Clique com o botão direito do mouse no post it e selecione Alarm. Alternativamente use o atalho Ctrl+Shift+N.
Na próxima tela você pode escolher entre avisar sobre o post it daqui a um minuto ou até um mês ou em uma data específica. No caso de datas específicas, troque da opção In para At, ajuste a data e clique em Set.
Após ter criado vários post its, é possível que você se perca um pouco, mas o Stickies oferece um sistema de gerenciamento. Clique com o botão direito do mouse e vá em Manage Stickies.
Observe que existem quatro post its, três com o título trabalho e um com o título estudos. Imagine que você quer agregar os três da categoria trabalho.
Vá em File e selecione New stack, um novo ícone aparecerá na tela, assim como na lista de arquivos a categoria Desktop tem uma nova stack. Para unir, selecione os três post its com o shift e arraste para cima da Stack 1.
Post it virtual no WIndows 8
Agora o novo ícone conterá todos os documentos agrupados ali. Clique no local demarcado para mostra-los.
Post it virtual no WIndows 8
Backup e importação
Se chegar ao ponto de você fazer uso constante do Stickies, é sempre bom ter seus dados armazenados em um backup.
No menu acessível com o botão direito do mouse, vá em Backup. Caso não tenha configurado ainda, ele pedirá para que você escolha uma pasta para o backup. Escolha-a e clique em OK.
Post it virtual no WIndows 8
Também se pode agendar esses backups. Nas Options, vá em Advanced. Tem uma seção chamada Backups. Certifique-se que a opção Take a Backup every X Hours está ativada, como mostra a imagem abaixo.
Post it virtual no WIndows 8
O X é relacionado ao tempo entre backups automáticos que serão feitos. Por fim, clique em OK.


Leia também.
Como resolver erros do Skype.
Como remover o vírus sality.
Como recuperar o gerenciador de tarefas.
Como desativar as propagandas do Utorrent.
Como fazer cursos Online gratuitos.
Como converter vídeos para RMVB.

Nenhum comentário:

Atenção,Aviso Legal.

Todos os direitos autorais reservados.
A violação dos direitos autorais é punível como crime, com pena de prisão, multa e indenizações civis .
LEI Nº 9.610
Art. 5º Para os efeitos da Lei, considera-se:
I - publicação - o oferecimento de obra literária, artística ou científica ao conhecimento do público, com o consentimento do autor, ou de qualquer outro titular de direito de autor, por qualquer forma ou processo.
Os donos de blogs ou sites que não respeitam a lei estão sendo notificados,denunciados,tendo seus blogs e sites fechados e processados.
Proibida cópia total ou parcial,e qualquer tipo de reprodução sem autorização em blogs ou sites.
Proibido o uso do nome Como Saber Fazer
O nome Como Saber Fazer é marca registrada e protegido por lei.
Apenas indique a fonte da informação colocando um link para o artigo do blog Como Saber Fazer.
Até agora: 25/06/15.
145 Blogs e
22 sites denunciados.
154 Blogs apagados pelo google.
221 donos de sites e 25 donos de blog respondendo a processos por plágio.
129 vitórias na justiça.
Leia no fim da página o aviso de Copyright.