sexta-feira, 20 de junho de 2014

Como criar convite de casamento com Corel Draw X6

Esse tutorial apresenta duas maneiras para criar um convite de casamento com Corel Draw X6, tanto modelos simples ou mais elaborados são demonstrados.

Criando convites de casamento com Corel Draw X6

Abra o Corel Draw X6, na janela Início Rápido escolha a opção Novo Documento em Branco. (veja figura 1)
Criando Convites de casamento com Corel Draw X6
Ao clicar na opção Novo documento em branco a janela Criar um novo documento vai aparecer. Nesta janela você vai escolher como vai ficar o documento que você vai criar seu convite. (veja figura 2)
Convites de casamento com Corel Draw X6
No caso do tutorial, será usada a definição padrão tamanho A4, unidade de medidas centímetros, orientação retrato, modo de cores primárias RGB, Resolução da renderização 300dpi e modode visualização aprimorado. Após feitas essas escolhas clique em OK para aparecer a folha onde será feita a confecção do convite. (veja figura 3)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Esse primeiro convite é mais simples. O tamanho o qual será feito é suficiente para caberem dois por folha. Isso é, no caso de uma folha A4. Você pode ver as propriedades e tamanho do documento na parte superior do Corel Draw, como mostra a imagem abaixo. (veja figura 4)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Nem todas as impressoras imprimem na folha completa. Portanto, lembre-se de manter uma margem de segurança de 0,5cm. Para isso crie uma margem de segurança para se organizar na hora de adicionar objetos ou texto. Para isso você usa as Linhas Guias. O Corel Draw tem duas réguas, uma régua vertical (do lado esquerdo da tela) e uma régua horizontal (na parte de cima da tela). Você vai clicar na régua horizontal, vai segurar o clique e vai arrastar para dentro da folha.
Veja que ao fazer isso  vai aparecer uma linha pontilhada, essa é a Linha Guia Horizontal. Agora você vai fazer a mesma coisa na régua vertical. Com isso vai aparecer a Linha Guia Vertical. (veja figura 5)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Para fazer a marcação das margens de segurança a olho nu é um tanto quanto trabalhoso. Por isso você irá especificar onde quer que cada linha seja colocada. Clique na Linha Guia Horizontal para selecioná-la. Depois que você selecionar a linha guia horizontal vai parecer no canto superior esquerdo da barra de propriedades a posição do objeto. (veja figura 5.1)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Veja no Eixo Y: (retângulo de baixo) está escrito 28,887cm. Esta é a posição da linha guia horizontal que está selecionada em relação a altura a folha. Se a linha guia horizontal estivesse mais embaixo da folha este valor (28,887cm) seria menor porque o ponto zero (ponto inicial da folha) fica na parte de baixo da folha. Para colocar esta linha guia horizontal no ponto 0,5 cm da folha você vai apenas digitar o valor no Eixo Y e apertar Enter. (veja figura 5.2)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Agora clique na linha guia vertical para selecioná-la. Vá até a opção Posição do Objeto (figura 5.1 acima) e no Eixo X digite também 0,5. Depois pressione a tecla ENTER. (veja figura 5.3)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Com isso já estão prontas as marcações das margens de segurança esquerda e inferior. Faltam ainda fazer as margens de segurança direita e superior. Para fazer a marcação na margem de segurança superior você vai clicar na régua horizontal, segurar o clique e vai arrastar para dentro da folha e depois soltar o clique.
Quando a linha guia horizontal estiver dentro da folha, clique para selecioná-la. Vá na opção posição do objeto, no Eixo Y digite 29,7-0,5 e pressione ENTER. Com isso a linha guia horizontal vai ficar na parte de cima da folha. (veja figura 5.4)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Agora você vai clicar na régua vertical (lado esquerdo), vai segurar o clique e vai arrastar até dentro da folha para aparecer linha guia verticAgora vá na opção Posição do Objeto Eixo Y: e digite 21-0,5. Pressione ENTER para confirmar o tamanho. (veja figura 5.5)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Com isso as quatro margens de seguranças já estão prontas. Seu documento deve estar assim. (figura 5.6)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Com as margens de seguranças devidamente marcadas é hora de criar o convite. Lembre-se: Tudo tem de ser colocado dentro da margem de segurança. Agora será marcado o local do convite, já que serão dois por página. O desse será feito com 19 centímetros de largura e 13,5 centímetros de altura. Você pode usar as linhas guias para determinar o tamanho que vai ficar convite. Outra coisa viável é usar um retângulo.
Para usar um retângulo você vai pegar a ferramenta Retângulo, depois vai clicar na folha, segurar o clique e arrastar para desenhar o retângulo. (veja figura 6)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Não se preocupe com o tamanho inicial do retângulo, por que você vai determinar o tamanho dele de acordo com o tamanho do envelope. Você pode aumentar ou diminuir o tamanho do retângulo usando os quadrados que ficam em seu entorno. Como você já sabe o tamanho que vai ficar o retângulo então você vai usar a opção Tamanho do Objeto que fica na Barra de Propriedades. Você vai clicar no retângulo que você desenhou, depois vai na Opção Tamanho do Objeto e digita na largura e na altura os tamanhos que você quer. (veja figura 6.1)
Convites de casamento com Corel Draw X6
No caso do tutorial, é usado 19cm de largura e 13,5cm de altura. Preencha isso no quadrado superior e inferior, respectivamente, e dê um Enter. Depois que digitar o tamanho do retângulo coloque ele na parte de cima da folha. Para arrastar o retângulo, você pega a Ferramenta Seleção, clique dentro do retângulo segura o clique e arrasta ele. (veja figura 6.2)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Deixe seu retângulo assim na parte de cima da folha. O retângulo não precisa ficar colado nas linhas guias, ele só não pode passar das linhas guias. É recomendável que você coloque primeiro sempre os objetos que vão ficar de fundo no convite. Isso ocorre pois o Corel Draw organiza os objetos sempre deixar aquele objeto que você colocou por último por cima do que você colocou primeiro.
Para ficar melhor de você trabalhar aumente o zoom do documento para ficar aparecendo na tela só o retângulo. Para aumentar o zoom você pode usar Ferramenta Zoom e depois clicar na Ferramenta Aumentar Todos os Objetos, que fica na Barra de Propriedades. Ao clicar na ferramenta Aumentar a todos os objetos o retângulo vai ocupar a tela inteira. (veja figura 7)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Agora observe o retângulo ocupando a tela todo depois que você clicar na Ferramenta Aumentar Todos os Objetos. (veja figura 7.1)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Primeiro serão colocados os enfeites. Para isso, serão usado os próprios recursos do Corel Draw. Clique no Menu Texto, depois clique no Comando Inserir Símbolos de Caracteres. (veja figura 8)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Quando você clicar no Comando Inserir Símbolos de Caractere vai aparecer do lado direito da tela a janela Inserir Caractere, nesta janela você vai trocar a fonte e colocar a fonte Webdings e depois vai procurar o símbolo em forma de um buquê de flores. (veja figura 8.1)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Quando encontrar o símbolo, deverá clicar, segurar o clique e arrastar o buquê para dentro do retângulo que está na folha, depois você solta o clique. (veja figura 8.2)
Convites de casamento com Corel Draw X6

Quando você soltar o clique o buque de flores vai aparecer dentro do retângulo no local onde você soltou o clique. Deixe o buque de flores do tamanho que ele está mesmo. Depois que colocar o buque de flores no retângulo você pode fechar a janela Inserir Caractere. Agora pegue a Ferramenta Seleção (figura 6.2 acima) e arraste o buquê de flores para o cante inferior esquerdo do retângulo. (veja figura 9)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Deixe o buquê de flores com as pétalas encostando na linha da esquerda e na linha de baixo do retângulo. Agora você vai duplicar o buquê de flores. Para duplicar o buque de flores você vai clicar no buque para selecioná-lo, depois vai clicar no Menu Editar e depois clicar no Comando Duplicar. (veja figura 9.1)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Se você preferir também pode usar a tecla de atalho CTRL+D para duplicar o buquê de flores. Para usar a tecla de atalho você vai selecionar o buquê de flores e depois vai segurar a tecla CTRL e digitar a letra D. Ainda se preferir você pode usar o  sinal de mais (+) que fica no teclado numérico para duplicar.(veja figura 9.2)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Com o segundo buquê de flores selecionado clique na ferramenta Espelhar Horizontalmente na Barra de Propriedades para que o segundo buquê fique ao contrário do primeiro. (veja figura 9.3)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Agora pegue a Ferramenta Seleção e arraste o segundo buquê de flores  para o canto direito inferior do retângulo, deixando ele exatamente como você deixou o primeiro, só que agora com as pétalas encostando nas linhas de baixo e do lado direito do retângulo. (veja figura 9.4)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Como aconteceu com o primeiro buquê de flores não se preocupe com essas partes que estão fora do retângulo. Agora clique no primeiro buquê de flores e duplique ele novamente. Se você estiver com alguma dúvida de como duplicar o buquê de flores refaça os passos da figura 9.1 acima. Após duplicar o buquê de flores você vai clicar na Ferramenta Espelhar Verticalmente que fica na Barra de Propriedades (parte superior da tela) para deixar o buquê de flores de cabeça para baixo. (veja figura 9.5)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Agora coloque o terceiro buquê de flores no canto superior esquerdo do retângulo. Deixando as pétalas encostadas nas linhas da esquerda e na de cima do retângulo. (veja figura 9.6)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Agora duplique (figura 9.1 acima) o segundo buquê de flores. Depois que duplicar ele clique na Ferramenta Espelhar Verticalmente (figura 9.5 acima). Depois coloque o quarto buquê de flores no canto superior direito, deixando as pétalas encostadas nas linha de cima e do lado direito do retângulo. (veja figura 9.7)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Colocado os quatro buquês de flores seu convite deverá está com esta aparência. (veja figura 9.8)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Agora é hora de esconder essas partes dos buquês de flores que ficaram fora do retângulo e que não vão aparecer no convite. Para esconder primeiro você vai selecionar os quatro buquês de flores. Para verificar se estão selecionados, repare nos quadrados pretos abaixo. (veja figura 10)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Com os quatros buquês selecionados você vai clicar no Menu Efeitos, depois vai clicar no Comando PowerClip e na opção Colocar dentro do Recepiente. Quando você clicar na Opção colocar dentro do recipiente o cursor (a seta) do mouse vai mudar de formato se transformando numa seta preta e grande indicando para a direita. Quando aparecer esta seta grande e preta você vai dar um clique dentro do retângulo. (figura 10.1)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Quando você clicar dentro do retângulo o cursor (a seta) do mouse volta a forma que ele estava antes, com isso a seta preta grande desaparece. Olhe bem os quantos do retângulo onde estavam passando os pedaços dos buquês sumiram. Ficando aparecendo apenas as partes que estão dentro do retângulo. (veja figura 10.2)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Quando você usa este comando, o(s) objeto(s) são colocados dentro do recipiente ficam dentro do retângulo. Com isso as partes que estavam fora do retângulo não ficam aparecendo. Importante ressaltar que agora se você for mover o retângulo também vai mover os quatro buquês de flores. Depois que você usa o comando PowerClip para que você possa mover os buquês individualmente você tem que editar o efeito.
Para editar o efeito você deve clicar dentro do retângulo para selecioná-lo, quando você clicar aparece abaixo do retângulo uma Barra de Ferramentas flutuantes, nesta barra de ferramentas você vai clicar na ferramenta Editar PowerClip.  (veja figura 10.3)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Quando clicar o retângulo vai ficar com as linhas azul. Você vai poder fazer qualquer alteração que quiser nos buquês de flores. Depois que você terminar de fazer as alterações nos buquês de flores você vai clicar na ferramenta Interromper a Edição do Conteúdo que vai aparecer abaixo do retângulo no mesmo lugar da ferramenta Editar PowerClip. (veja figura 10.4)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Agora será colocada uma borda no convite Pegue a Ferramenta Mídia Artística. Normalmente a ferramenta Mídia Artística não fica aparecendo, você terá que clicar no triângulo preto que tem no canto inferior do grupo de ferramentas. (veja figura 11)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Quando você clicar na ferramenta Mídia Artística vai aparecer na parte de cima da tela a Barra de Propriedades com várias opções para serem usadas junto com ela. (veja figura 11.1)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Localize a ferramenta Pincel e dê um clique nela para selecioná-la. Ainda na barra de propriedades localize a opção Largura da Pincelada e digite o valor 0,576 e pressione ENTER. Também na barra de propriedades use a opção categoria e coloque Artístico e na opção Pincelada coloque a oitava pincelada. (veja figura 11.2)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Quando você está usando a ferramente Mídia Artística o cursor (a seta) do mouse vai ficar sempre no formato de um pincel. Para desenhar a borda clique ao lado do buquê de flores que está no canto superior esquerdo, segure o clique e arraste até perto do buquê de flores que está no canto superior direito, quando você soltar o clique a linha que você desenhou vai ficar no formato da pincelada escolhida antes. (veja figura 11.3)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Agora faça mais três linhas com a ferramenta Mídia Artística, uma linha em cada lado do retângulo, deixando sempre as linhas entre um buquê de de flor e outro. (veja figura 11.4)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Esse tutorial apresenta também como colocar um par de alianças na imagem. De preferência procure imagens com resolução acima de 1024×768. Imagens menores que essa resolução podem sair de baixa qualidade na hora da impressão. No caso do tutorial, será usada a seguinte imagem:
Convites de casamento com Corel Draw X6
Para importar a foto das alianças você vai clicar no Menu Arquivo e depois vai clicar no Comando Importar. Se você preferir pode usar também a ferramenta Importar, ou ainda a tecla de atalho CTRL+I. (veja figura 12)
Convites de casamento com Corel Draw X6

Ao clicar no comando importar vai aparecer a janela Importar, nesta janela você vai selecionar a foto que vai trazer para dentro do Corel Draw e depois vai clicar no Botão Importar. (veja figura 12.1)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Após importar, clique e arraste para determinar a área que aparecerá as alianças (veja figura 12.2)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Não esqueça também de converter em um objeto bitmap. Para transformar a foto num objeto Bitmap você vai clicar na foto para selecioná-la, depois vai clicar no Menu Bitmaps, use o Comando Converter em Bitmap. (veja figura 13)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Ao clicar no comando converter em bitmap vai aparecer a janela Converter em Bitmap, nesta você vai colocar a resolução em 300dpi. (veja figura 13.1)
Convites de casamento com Corel Draw X6
É hora de converte-la em preto e branco e colocar como fundo do convite. (veja figura 14)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Agora você vai transformar a foto em preto e branco. Para isso você vai clicar no Menu Bitmap, depois vai clicar no Comando Modo, e na opção Tom de Cinza (8 bits). (veja figura 14.1)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Após clicar na opção Tom de cinza (8 bits) a foto das alianças vai ficar preto e branco imediatamente. (veja figura 14.2)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Transforme essa aliança em algo mais transparente, quase que como uma marca d’água. Para criar a marca d’água você vai pegar a Ferramenta Transparência. Na Barra de Propriedades  você vai fazer as seguintes modificações: na opção Tipo de Transparência você vai colocar Uniforme e na opção Transparência Inicial você vai digitar 70 e depois pressionar a tecla ENTER para confirmar o novo valor. (veja figura 14.3)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Se a ferramenta Transparência não tiver aparecendo na barra de ferramentas, clique neste triângulo preto que tem no grupo de ferramentas. Agora só falta você digitar o texto que vai conter no convite. Para digitar o texto você vai pegar a Ferramenta Texto, depois vai dar um clique na folha e vai digitar o texto desejado. (veja figura 15)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Após adicionado você pode usar a barra de propriedades para ajustar as configurações do texto (veja figura 15.1)
Convites de casamento com Corel Draw X6
No caso do tutorial, foi usado a fonte Brush Script MT, tamanho 14 e centralizado (veja figura 15.2)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Assim ficou a organização do convite, até então. (veja figura 15.3)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Com isso feito, agora é hora de duplicar o convite para adicionar mais um a folha. Primeiro pegue a Ferramenta Zoom e depois de dar um clique na Ferramenta Aumentar Para Página na Barra de Propriedades para diminuir o zoom e ficar aparecendo a folha inteira e não só o convite como estava antes. (veja figura 16)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Depois que você clicar na Ferramenta Aumentar Para Página deve ficar aparecendo a folha inteira. (veja figura 16.1)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Pegue a Ferramenta Seleção, depois selecione todo o convite. (veja figura 16.2)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Agrupe o convite. Como o convite já está selecionado agora você vai clicar no Menu Organizar, e depois vai clicar no Comando Agrupar. (veja figura 16.3)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Se você preferir pode clicar na Ferramenta Agrupar na Barra de Propriedades (parte superior da tela) ou ainda usar a tecla de atalho CTRL+G.(veja figura 16.4)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Agora você vai duplicar o convite. Se tiver alguma dúvida de como duplicar um objeto no Corel Draw reveja os passos da figura 9.1 acima. Depois que duplicar clique dentro da cópia do convite e arraste ele para baixo deixando ele abaixo do primeiro, tendo o cuidado para não ultrapassar as margens de segurança. (veja figura 16.5)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Como criar um convite de casamento no Corel Draw – parte 2
O convite a seguir ocupará uma página completa e não será dobrável.
Se o Corel Draw já estiver aberto mude a orientação da folha para Paisagem (deitado) e coloque tamanho A4. (veja figura 17)
Convites de casamento com Corel Draw X6
A folha do Corel Draw vai ficar assim. (veja figura 18)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Como foi feito no outro convite, neste também vamos colocar as linhas guias para criar as margens de segurança. O procedimento é o mesmo das figura 5, figura 5.1, figura 5.2, figura 5.3, figura 5.4, figura 5.5 e figura 5.6 acima. Com apenas um diferença a orientação da folha. A folha agora está na orientação paisagem (deitada), ou seja, ela agora tem 21 centímetros de altura e 29,7 centímetros de largura. Então nas linhas guias horizontais você vai digitar no eixo Y: 0,5 numa linha guia e na outro 21-0,5 . Já nas linhas guias verticais você vai digitar eixo X: 0,5 em uma linha guia e na outra 29,7-0,5. (veja figura 19)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Como este convite vai ser dobrável, ou seja, ele vai ser dividido em três partes: a parte central onde vai ficar as informações do convite, nomes dos noivos e dois pais, endereço da cerimônia, etc. As partes esquerda e direita que serão as partes dobradas do convite que também poderão ter alguma informação. Para esse tutorial o lado esquerdo do convite será menor que o meio e menor que o lado direito.
Pegue a ferramenta Retângulo, depois desenhe um retângulo na folha. Coloque o retângulo com 21 cm de altura e 13 cm de largura. A altura e largura você pode digitar na opção Tamanho do Objeto que fica na Barra de Propriedade, se tiver alguma dúvida veja as figura 6, figura 6.1 e figura 6.2 acima.
Agora coloque o retângulo mais para o lado esquerdo da folha de maneira que a linha esquerda do retângulo fique alinhada com o número 6 da régua horizontal. (veja figura 20)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Veja como ficou a disposição do retângulo na folha. Assim quando imprimir que for dobrar vai ficar um lado maior que o outro de propósito criando um efeito diferente. (veja figura 20.1)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Agora pinte o retângulo de qualquer cor, e depois retire o contorno (a linha do retângulo). Para retirar a linha do retângulo você pode usar a Ferramenta Contorno e depois clicar na opção Sem Contorno. (veja figura 20.2)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Ou se preferir pode usar o X (xis) na paleta de cores para retirar o contorno. Clique com o botão direito nele. O esquerdo remove o preenchimento. (veja figura 20.3)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Agora você terá de converter esse retângulo em um objeto bitmap. Você já converteu a foto das alianças em bitmap no convite anterior. O procedimento é o mesmo, você vai clicar no retângulo para selecioná-lo, depois vai clicar no Menu Bitmaps, e depois no Comando Converter em Bitmap, na janela que aparece você coloca Resolução 300dpi e depois clica em OK. Se tiver alguma dúvida reveja os passos da figura 13 e figura 13.1 acima.
Agora que o retângulo está convertido em bitmap, é hora de adicionar efeitos. Você vai clicar no Menu Bitmaps, depois vai clicar no Comando Criativo e depois na opção Quadro. (veja figura 21)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Após clicar na opção Quadro vai aparecer a janela Quadro, a janela quadro tem duas abas Selecionar e Modificar.. (veja figura 21.1)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Não clique em OK ainda. Além das abas selecionar e modificar tem também os botões Visualizar que serve para você visualizar o efeito. Já o botão Redefinir serve para você retirar o efeito selecionado, e voltar (redefinir) o efeito as configurações padrão do Corel Draw. Clique na Aba Modificar, e depois na Opção Escala você coloca 120 na escola horizontal e na escala vertical. Clique em OK agora. (veja figura 21.2)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Agora veja como ficou o retângulo com o efeito. (figura 21.3)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Ainda com o retângulo selecionado clique novamente no Menu Bitmap, depois clique no comando Efeitos 3D e depois na opção Relevo. (veja figura 22)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Quando você clicar na opção Relevo vai aparecer a janela Relevo. Vai ser nesta janela relevo que a cor do retângulo será mudada. Você vai colocar a Intensidade em 20; vai colocar o nível em 100; a direção coloque zero 0 e a cor coloque outra. Mas não clique em OK ainda porque a cor agora será adicionad. (veja figura 22.1)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Ao lado da palavra “outra” tem um quadrado branco com uma seta preta indicando para baixo. Clique nesta seta preta depois clique no botão Mais… que vai aparecer. (veja figura 22.2)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Vai aparecer a janela Selecionar Cor. Nesta janela você vai clicar na Aba Modelos e vai escolher a cor rosa claro (#FFDEF7), se preferir você pode digitar na opção Hex. #FFDEF7  que foi a cor escolhida para o tutorial. (veja figura 22.3)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Após escolher a cor você vai clicar em Ok e depois em Ok novamente para aplicar o efeito. Veja como ficou: (veja figura 22.4)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Agora desenhe outro retângulo e coloque ele com o tamanho de 11 cm de altura e 11 cm de largura. Para ele ficar um quadrado perfeito. Se estiver com dúvidas de como colocar o tamanho do retângulo reveja o passo da figura 6.1 acima. Esse retângulo usará um degradê. Primeiro selecione-o e pegue a Ferramenta Preenchimento Interativo. (veja figura 23)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Depois que você clicar na Ferramenta Preenchimento Interativo, você clica na opção Tipo de Preenchimento na Barra de Propriedades (parte superior da tela) e coloca Preenchimento Radial. Quando você clicar em Radial o segundo retângulo será pintado imediatamente com duas cores. Aparecerão dois quadrados, um no centro e outro na lateral. (veja figura 23.1)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Clique no quadrado da lateral (o preto na figura 23.1 acima) para selecioná-lo, depois clique na cor vermelha na paleta de cores (lado direito da tela). (figura 23.2)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Agora você vai retirar o contorno como foi feito no primeiro retângulo. Se estiver com dúvidas de como retirar o contorno veja os passos da figura 20.2 e figura 20.3 acima. Depois que retirar o contorno do retângulo Converta ele em Bitmaps também como foi feito com o primeiro retângulo. Em caso de dúvidas de como converter reveja os passos das figura 13 e figura 13.1 acima.
Ainda com o segundo retângulo selecionado você vai clicar no Menu Bitmaps, depois vai clicar no Comando Criativo e  na opção Quadro. Quando aparecer a janela Quadro na Aba Selecionar você vai clicar na seta preta que tem logo abaixo e escolher o efeito em forma de coração. Não clique em Ok ainda. (veja figura 23.3)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Depois que escolher o efeito em forma de coração clique na Aba Modificar, e na opção Escala coloque escola horizontal e vertical em 100, e a opção Girar 0 . Depois clique em Ok e o quadrado vai se transformar em um coração. (Veja figura 23.4)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Depois que clicar em Ok pegue a ferramenta Seleção e arraste o coração para dentro do retângulo rosa deixando ele no centro. (veja figura 23.5)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Será colocado o efeito 3D Relevo também no coração. O mesmo efeito que foi colocado no retângulo, clique no Menu Bitmaps, depois clique no Comando Efeitos 3D, e clique na opção Relevo. Em caso de dúvida reveja a figura 20 acima. Já na Janela Relevo que vai parecer você vai colocar Intensidade 20, Nível 100, Direção 0 (zero) e Cor do Relevo como Cor Original. Clique em OK. (veja figura 23.6)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Depois que você clicar em OK o coração ficará assim. (veja figura 23.7)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Agora é hora de colocar um fundo no documento. Desenhe mais um retângulo. Não se esqueça das margens de segurança. (veja figura 24)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Deixe o retângulo selecionado e depois clique na Ferramenta Preenchimento, e depois clique no Preenchimento Padrão. (veja figura 25)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Depois que você clicar em Preenchimento Padrão vai aparecer a Janela Preenchimento Padrão. Você tem três tipos de preenchimento para usar: 2 Cores, Totalmente Colorido e Bitmap. Ao lado dos tipos de preenchimento tem um quadrado com uma seta indicando para baixo, local onde você vai clicar para escolher e preenchimento. (veja figura 25.1)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Clique no tipo de preenchimento Bitmap, depois clique na seta para aparecer os modelos de preenchimento. Clique no terceiro modelo da primeira fila. Não clique em Ok ainda. (veja figura 25.2)
Convites de casamento com Corel Draw X6
As vezes o preenchimento vem em um tamanho pequeno demais, então é melhor aumentá-lo as vezes. (veja figura 25.3)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Para esse tutorial foi colocado 10cm de altura e 10cm de largura. Observe o resultado (veja figura 25.4) Convites de casamento com Corel Draw X6Se ele apareceu em cima dos outros objetos, não se preocupe. No Menu Organizar, clique no Comando Ordenar. Você irá encontrar duas opções que podem ser usadas para enviar o retângulo para trás, são elas; Para trás da página e Para trás da camada. (veja figura 25.5)
Convites de casamento com Corel Draw X6
No caso do tutorial foi usado a opção Para trás da página (CTRL+END). (veja figura 25.6)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Será aplicado um efeito a esse retângulo também. Antes retire o contorno dele (reveja figura 20.2 e figura 20.3 acima). Depois que retirar o contorno, você vai converter o retângulo em Bitmap (reveja figura 13 e figura 13.1 acima) para que ele possa receber o efeito. Com o retângulo sem o contorno e já convertido em bitmap. Clique no retângulo para selecioná-lo. Você vai clicar no Menu Bitmaps, depois no Comando Efeitos 3D e na Opção Enrolar Página. (veja figura 26)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Aparecerá a janela Enrolar Página, Será usada as opções padrões, então clique apenas em OK. (veja figura 26.1)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Observe o resultado: (veja figura 26.2)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Clique novamente no Menu Bitmap, depois no Comando Efeitos 3D, e depois a opção Enrolar Página… (veja figura 26 acima). Clique no botão que representa o canto inferior esquerdo e diminua a altura e largura para 25%.. (veja figura 26.3)
Convites de casamento com Corel Draw X6
O efeito agora tem uma intensidade menor. (veja figura 26.4)
Convites de casamento com Corel Draw X6
No caso do tutorial será colocada uma foto dos noivos importada de seu computador. Em caso de dúvida reveja os passos das figura 12, figura 12.1 e figura 12.2 acima. (veja figura 27)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Agora coloque ela dentro de um coração. Primeiro você irá desenhar um coração. Clique em Formas Básicas. Localize na Barra de Propriedades a ferramenta Formas Perfeitas, clique nela e depois clique no coração. Desenhe no documento (veja figura 28)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Observe o coração já colocado no documento (veja figura 28.1)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Para colocar a foto dentro do coração, será usado o comando PowerClip com a opção colocar dentro de recipiente. Em caso de dúvida reveja a figura 10.1 acima. (veja figura 28.2)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Se a foto não ficou na posição que você queria você pode clicar na Ferramenta Editar PowerClip (indicada pela seta na figura 28.2 acima) e arrumar a foto dentro do coração. Ao clicar nela, o Corel Draw dará destaque aos dois objetos da cena, no caso o coração e a foto. (veja figura 28.3)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Após ajustá-la, use a ferramenta Interromper a edição do conteúdo para finalizar. Observe o resultado. (veja figura 28.4)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Você também pode aumentar o contorno para um maior destaque. Para fazer isso clique na ferramenta Contorno e na Espessura 1mm, com isso a linha do coração ficará mais grossa. Esse método se aplica a todos objetos menos fotos. (veja figura 28.5)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Já para pintar você pode usar a opção Cor do Contorno (veja figura 28.5 acima), ou dar um clique com o botão direito em uma das cores da paleta de cores. (veja figura 28.6)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Também será usada a foto do par de alianças que foram aplicadas no convite anterior. Para importar a foto refaça os passos da figura 12, figura 12.1 e figura 12.2 acima. Lembre-se de converte-la em bitmap, figura 13 e figura 13.1 acima, em caso de dúvidas. Agora clique na foto das alianças para selecioná-la, depois clique no Menu Bitmaps, depois em Comando Rastreio do Contorno. Por fim na opção Imagem de Alta Qualidade. (veja figura 29)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Será aberta a janela PowerTrace. Ela permitirá remover o fundo branco. Mantenha as configurações iguais e adicione essas: Excluir imagem original; Remover fundo;  Remover cor da imagem inteira. Depois clique em OK. (veja figura 29.1)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Observe como ficaram sem o fundo branco (veja figura 29.3)
Convites de casamento com Corel Draw X6

Agora adicione o texto do convite. Se tiver com alguma dúvida de como usar a Ferramenta Texto reveja os passos das figuras 15, 15.1 e  15.2 acima. (veja figura 30)
Convites de casamento com Corel Draw X6
Isso conclui o tutorial de como criar convites de casamento no Corel Draw X6.

Leia também.
como fazer skins (mascaras) para MSN.
como dividir um arquivo em partes.
como converter vídeos para RMVB.
como criar uma lista em ordem alfabética no Word.
como remover o Windows messenger do PC.
como ver um site como era antes.

Nenhum comentário:

Atenção,Aviso Legal.

Todos os direitos autorais reservados.
A violação dos direitos autorais é punível como crime, com pena de prisão, multa e indenizações civis .
LEI Nº 9.610
Art. 5º Para os efeitos da Lei, considera-se:
I - publicação - o oferecimento de obra literária, artística ou científica ao conhecimento do público, com o consentimento do autor, ou de qualquer outro titular de direito de autor, por qualquer forma ou processo.
Os donos de blogs ou sites que não respeitam a lei estão sendo notificados,denunciados,tendo seus blogs e sites fechados e processados.
Proibida cópia total ou parcial,e qualquer tipo de reprodução sem autorização em blogs ou sites.
Proibido o uso do nome Como Saber Fazer
O nome Como Saber Fazer é marca registrada e protegido por lei.
Apenas indique a fonte da informação colocando um link para o artigo do blog Como Saber Fazer.
Até agora: 25/06/15.
145 Blogs e
22 sites denunciados.
154 Blogs apagados pelo google.
221 donos de sites e 25 donos de blog respondendo a processos por plágio.
129 vitórias na justiça.
Leia no fim da página o aviso de Copyright.