segunda-feira, 23 de junho de 2014

Como criar calendário com Corel Draw X6

Esse tutorial mostra como criar um calendário com Corel Draw X6, inclusive como colocar um banner personalizado para fazer propaganda de algo ou apenas por diversão.

Atenção: Para esse tutorial você precisa de uma imagem adicional. Faça o download dela clicando com o botão da direita do mouse e escolhendo a opção de salvar a imagem:
calendário com Corel Draw X6
Ao abrir o Corel Draw, você estará na janela Início rápido, escolha a opção Novo Documento em Branco. (Fig. 1)
Crie um calendário com Corel Draw X6
Você então é levado para a janela Criar um novo documento. Nela você vai escolher as configurações do documento de trabalho: como tamanho da folha A4, A3, oficio, carta, etc…; a unidade de medida, mm, cm, etc…; orientação da página retrato (de pé vertical) ou paisagem (deitada horizontal); modo de cores RGB ou CMYK; resolução de renderização em DPI; modo de visualização. (Fig. 2)
calendário com Corel Draw X6
O tamanho você escolhe de acordo com o tamanho do papel que você usará na impressão. Para esse tutorial, mantenha a opção A4. Onde está milímetros, mude para centímetros. Deixa a orientação em retrato. As outras configurações serão deixadas como na figura acima. Vale lembrar que você deve deixar a Resolução da renderização sempre com no mínimo 300dpi. Se colocar menos de 300dpi pode prejudicar o resultado da impressão.
Depois que estiver todo definido clique em OK.
Para iniciar a criação do calendário você vai clicar no Menu Ferramentas, depois vai até a opção Macros e no comando Executar Macro. (Fig. 3)
calendário com Corel Draw X6
Após você clicar no comando vai aparecer a janela Executar Macro. Nesta janela você vai até a opção Macro em e vai clicar em CalendarWizard. Depois clique no botão Executar. (Fig. 3.1)
calendário com Corel Draw X6
Com isso será aberto Oberon Calendar Wizard. Vai ser nesta janela que você vai criar boa parte de seu calendário. (Fig. 4)
calendário com Corel Draw X6
Primeira coisa a fazer é mudar a linguagem do calendário de Inglês para Português. Isso é preciso para que os nomes dos meses fiquem em Português. Localize a opção Calendar Language logo abaixo dos nomes dos meses e troque para português. (Fig. 4.1)
calendário com Corel Draw X6
Clique onde a seta indica (figura 4.1 acima) e depois clique em Portuguese. Veja que o nome do mês mudou para português na visualização. Agora você vai escolher quais meses farão parte do calendário. Você pode criar o calendário com apenas um mês por folha, com dois meses por folha, com seis meses por folha. Enfim, com quantos você quiser.
Para escolher quantos meses ficarão em cada folha do seu calendário, marque-os na opção Calendar Date. (Fig. 4.2)
calendário com Corel Draw X6
Para selecionar todos os meses é só você clicar no botão All que está destacado na figura 4.2 acima. No caso do Tutorial, todos serão usados. Na figura 4.2, também está destacado a opção Year: 2013. Nesta opção você vai escolher o ano desejado. Veja que, mesmo com todos os meses selecionados, só é mostrado o mês de janeiro. Caso queira ver os outros meses, clique na parte indicada barra de rolagem na figura abaixo . (Fig. 4.3)
calendário com Corel Draw X6
Para escolher o formato de calendário que você vai usar, use a opção Layout Escolha a que mais agradar (Fig. 4.4)
calendário com Corel Draw X6
Ao clicar na lista uma série de modelos aparecerá. É recomendável que você visualize todos antes de selecionar um. Lembre se: você ainda poderá voltar no Corel Draw e realizar modificações a ele. Para o tutorial é usado o modelo Year: Image + 12 Small [Bottom]. Esse modelo oferece a visualização dos doze meses e um espaço para adicionar fotos ou detalhes. (Fig. 4.5)
calendário com Corel Draw X6
Veja que onde estava escrito Page 1 of 12 na figura 4.4 acima agora está Page 1 of 1. Isso acontece pois os meses estão todos em uma única página. Como a visualização está pequena, você pode clicar no Botão Expand>> que será mostrado uma visualização ao lado bem maior (Fig. 4.6)
calendário com Corel Draw X6
Agora veja como fica o Oberon Calendar Wizard depois que você clicar no botão Expand>>. (Fig. 4.7) Para fechar aperte o Botão Collapse.
calendário com Corel Draw X6
Para colocar os feriados estaduais / nacionais / municipais você vai clicar no Botão Holidays. (Fig. 4.8)
calendário com Corel Draw X6
Depois que você clicar no Botão Holidays vai aparecer a janela Define Holidays for ‘Portuguese’. Nesta janela você vai indicar qual a data de cada feriado. Você só precisa escolher o mês e o feriado. Não se preocupe em por informações sobre eles pois não aparecerá no calendário. (Fig. 4.9)
calendário com Corel Draw X6
Para digitar os feriados, escolha o mês depois digite o dia. Na parte Name digite o nome do feriado. Depois disso clique no botão Add/Modify que o feriado será adicionado. (Fig. 4.10)
calendário com Corel Draw X6
Para adicionar os outros feriados é o mesmo procedimento, você escolhe o mês, digita o dia, digita alguma coisa no nome e depois clica no Botão Add/Modify. Se precisar corrigir após adicionar o feriado, use o botão Add/Modify. Apague o feriado no botão Delete. (Fig. 4.11)
calendário com Corel Draw X6
Depois que você adicionar todos os feriados que você vai colocar no seu calendário você vai clicar no botão Close para fechar a janela Define Holidays for ‘Portuguese’. Feito isso os dias dos feriados ficaram todos de vermelho no calendário. Isso tecnicamente completa o calendário, mas você também pode fazer modificações adicionais. Você pode escolher criar o calendário neste documento que você está usando em um outro documento. Para escolher em qual documento você vai criar o calendário você vai ativar ou desativar a opção Create Calendar in Current Document. Por padrão ela já vem ativada. (Fig. 4.12)
calendário com Corel Draw X6
Localize na tela a Guia Small: Header e clique nela. Quando você clicar vai aparecer as opções para formatar o nome do mês e os dias da semana. (Fig. 5)
calendário com Corel Draw X6
Veja que a visualização ficou apenas o mês de janeiro, ao invés do ano todo como estava antes. Ela ficou assim (só janeiro) para facilitar a visualização das modificações que você está fazendo no calendário. Nesta na opção Title (nome dos meses) você tem: Font: para você mudar o tamanho e a fonte do nome do mês; Text: aqui você mudará a cor do nome; Back: você muda a cor do fundo do nome do mês; Border: você coloca ou retira as linhas que ficam em volta do nome do mês, Above = superior, Left = esquerda, Right = direita e Below inferior; Show Year: vai mostrar o ano ao lado do nome do mês.
Já na opção Header (dias da semana) você tem: Font: muda a fonte e o tamanho dos dias da semana; Text: muda a cor da letra; Back: muda a cor do fundo; Border: para você colocar ou retirar as linhas em volta dos dias da semana, Above = superior, Left = esquerda, Right = direita e Below inferior; Position: você vai escolher a posição dos dias da semana (a cima ou abaixo); Style: você vai escolher como os dias da semana vão aparecer no calendário, o nome inteiro (domingo), abreviado (dom) ou só a letra (D). OBS: Estas modificações serão aplicadas a todos os dias, menos ao domingo.
Na opção Header Highlights (domingo) você tem: Highlight Sundays: marque esta opção se você quiser deixar o domingo com uma cor diferente dos outros dias da semana; Font: muda a fonte só do domingo; Color: muda a cor só do domingo.
Do lado direito da Guia Small: Header tem a Guia Small: Body. Nela você vai poder formatar os dias do mês. (Fig. 6)
calendário com Corel Draw X6
Na Guia Small: Body na opção Orientation (dias dos meses) temos: Orientation, horizontal e vertical é a posição que os dias vão aparecer no calendário; Font: muda o tamanho e a fonte dos dias dos meses; Text: muda a cor dos dias; Back: muda a cor do fundo do calendário; Border: você pode colocar ou retirar as linhas em volta dos dias dos meses, Above = superior, Left = esquerda, Right = direita e Below inferior; centeriders: Vertical e Horizontal, aqui você pode colocar uma linha vertical ou horizontal entre os dias dos meses; Text Alignment: você pode mudar o alinhamento dos dias dos meses. Na opção Highlights temos: Highlight: aqui você escolhe qual dia da semana ficarar da mesma cor que os feriados no calendário. Exemplo: normalmente os domingos ficam sempre na mesma cor que os feriados (cor vermelho), se você quiser colocar outro dia para ficar com a mesma cor dos feriados é so escolher o dia onde está SUNDAYS. Lembrando que os nomes dos dias estão em Inglês; Highlight Holidays: esta opção serve para você escolher se os feriados ficaram com uma cor diferente dos demais dias da semana; Font: muda a fonte e o tamanho dos domingos e feriados; Color: muda a cor dos domingos e feriados.
Lembrando que as formatações tipo de fonte, tamanho e cor da fonte você pode fazer também depois que voltar para o documento normal do Corel Draw.
Pronto, esta etapa da criação do calendário já está concluída. Agora você vai clicar no Botão Generate para gerar o calendário na folha do Corel Draw. Quanto você clicar no Botão Generate o Corel Draw vai demorar um pouco processando mais é normal.
Depois que você clicar no Botão Generate vai aparecer uma mensagem de confirmação (finished generating the calendar) você clica em OK e depois fecha o Oberon Wizard Calendar clicando no botão  Close. (Fig. 7)
calendário com Corel Draw X6
Após clicar no botão Close o calendário vai aparecer na folha do documento do Corel Draw. (Fig. 8)
calendário com Corel Draw X6
Apesar dos meses terem ficado na parte de baixo da folha (que foi a posição escolhida) você pode mudar eles para qualquer parte da folha. Para arrastar os meses você vai pegar a ferramenta Seleção (a primeira ferramenta da barra de ferramentas do Corel Draw). Clique dentro do mês que você quer mudar de lugar, segure o clique e arraste o mês para o novo lugar onde você quer deixar ele. (Fig. 9)
calendário com Corel Draw X6
Para aumentar ou diminuir o tamanho dos meses, você também vai usar a Ferramenta Seleção. Clique no mês que você quer mudar o tamanho. Aparecerão oito quadrados pretos em volta dele. Clique arraste para fora para aumentar ou para dentro caso deseja diminuir (Fig. 9.1)
calendário com Corel Draw X6
No caso desse formato, os meses estão muito pequenos para serem impressos em uma A4. Sendo assim, você terá de modifica-los. Ao invés de deixar com duas linhas de seis meses como ele está agora, deixe com três linhas de quatro meses e melhorar a leitura. Quando você for mover vários objetos ao mesmo tempo e para o mesmo local, basta selecioná-los de uma só vez.
Para selecionar mais de um objeto você vai pegar a ferramenta Seleção (figura 9 acima) clique no mês de janeiro e arraste até abril. Observe o retângulo pontilhado que é gerado ao fazer o procedimento. (Fig. 10)
calendário com Corel Draw X6
Veja que os quatro meses estão dentro do retângulo azul. Não se preocupe com os pedaços dos outros meses que a linha do retângulo azul está passando por cima, pois só é selecionado o que ficar todo dentro do retângulo azul. Quando você soltar o clique vai aparecer os quadrados pretos em volta dos quatro meses informando que eles estão selecionados. Sempre que eles aparecerem em um objeto no Corel Draw, é porque estão selecionados, exceto textos feitos com a ferramenta texto. (Fig. 10.1)
calendário com Corel Draw X6
Está na hora de aumentar o tamanho dos meses. Para fazer isso, clique no mês de janeiro e arraste os quatro meses para cima, até o meio da folha mais ou menos. Depois clique no quadrado preto localizado no canto inferior ou superior da seleção. Segure o clique e arraste até chegar na linha do lado direito do retângulo cinza e solte. Lembre-se: você só vai clicar quando o cursor do mouse ficar no formato de uma cruz preta. (Fig. 10.2)
calendário com Corel Draw X6
Depois que você aumentar o tamanho dos quatro meses eles vão ficar assim. (Fig. 10.3)
calendário com Corel Draw X6
Agora você vai aumentar o tamanho dos outros 8 meses também deixando eles do mesmo tamanho que os quatro primeiros. Você pode copiar o tamanho de um deles e colar no outro. Para fazer isso, selecione o mês de janeiro. Quando você clicar vai aparecer na barra de propriedades na parte de cima de tela a opção Tamanho do Objeto. Nesta opção vai aparecer o tamanho do mês de janeiro representado pela sua altura e sua largura. (Fig. 10.4)
calendário com Corel Draw X6
O primeiro valor (o retângulo de cima) que aparece na opção tamanho do Objeto é a largura e o segundo valor (o retângulo de baixo) é a altura do objeto. Você vai copiar estes dois valores e depois vai colar eles nos outros meses. Para copiar, clique no mês de janeiro para aparecer o seu tamanho. depois vai selecionar a largura ou a altura do mês de janeiro. Você pode usar o mouse ou o atalho CTRL+A.
Para usar a tecla de atalho você vai dar um clique dentro do tamanho (4,536 cm), segurar a tecla CTRL e vai digitar a letra A. Quando o tamanho ficar selecionado ele ficará coberto por uma faixa azul. (Fig. 10.5)
calendário com Corel Draw X6
Agora que a largura está selecionada você vai copiar este tamanho usando as teclas de atalho CTRL+C. Agora você vai colar este tamanho nos outros meses (de maio até dezembro).  ara colar você vai usar a tecla de atalho CTRL+V, vai segurar a tecla CTRL e depois vai digitar a letra V. Depois que você colar o tamanho você tem que pressionar a tecla ENTER para confirmar o novo tamanho. (Fig. 10.6)
calendário com Corel Draw X6
Aqui (na figura 10.6) o mês de maio ainda está com o tamanho original. O novo tamanho na imagem abaixo. (Fig. 10.7)
calendário com Corel Draw X6
Veja que agora o mês de maio está bem maior que o mês de junho e do mesmo tamanho do mês de janeiro. Agora você vai clicar no mês de maio e vai arrastar para abaixo do mês de janeiro para deixar ele no mesmo alinhamento, encostado na linha esquerda do retângulo cinza. (Fig. 10.8)
calendário com Corel Draw X6

Agora você vai aumentar o tamanho dos outros meses. Mas lembrando que, não é mais necessário você copiar o tamanho do mês novamente, como você já copiou ele uma vez já é o suficiente. Agora você só precisa colar novamente o tamanho nos outros meses. Clique no mês de junho, apague o tamanho dele e cole pressionando CTRL+V o tamanho do mês de janeiro que já foi copiado. Depois arraste o mês de junho e coloque ele abaixo do mês de fevereiro. (Fig. 10.9)
calendário com Corel Draw X6
Faça o mesmo procedimento com os outros meses até deixar todos do mesmo tamanho. Se tiver alguma dúvida é só consultar os passos das figura 10.4, figura 10.5, figura 10.6, figura 10.7, figura 10.8 e figura 10.9 acima. Veja abaixo como ficou o calendário até então. (Fig. 10.10)
calendário com Corel Draw X6
Pode acontecer dos meses não ficarem bem alinhados. Alinhar os meses a olho nu é praticamente impossível, por isso é usado uma linha guia. Você precisa primeiramente aumentar o zoom do documento. Pegue a Ferramenta Zoom, e clique no mês de janeiro ao lado do nome “janeiro”. Clique 5 vezes compassadamente sempre no mesmo lugar próximo a letra J (jota) do nome Janeiro para aproximar bem o canto superior esquerdo do mês. (Fig. 11)
calendário com Corel Draw X6
Quando quiser diminuir o tamanho do zoom é só você clicar com o botão direito do mouse em qualquer parte da tela. Agora veja como fica o calendário com o zoom aplicado cinco vezes  (figura 11.1)
calendário com Corel Draw X6
Para aumentar ou para diminuir o zoom você pode usar também as ferramentas da Barra de Propriedades da Ferramenta Zoom. Preste atenção que o Corel Draw possui duas réguas, uma horizontal na parte de superior da tela e uma vertical do lado esquerdo da tela.
Você vai pegar a Ferramenta Seleção (figura 9 acima), depois vai clicar na régua horizontal (superior) segurar o clique e arrastar até a linha horizontal do mês de janeiro.
Quando você clicar na régua, segurar e arrastar vai aparecer uma linha pontilhada. Esta é a Linha Guia, você vai deixar a Linha Guia dentro da linha do mês de janeiro ou encostada. Faça o mesmo na régua vertical (Fig. 11.2)
calendário com Corel Draw X6
Veja que as Linhas Guias ficaram em cima das linhas do mês de janeiro. Você as usará para alinhar os outros meses Pegue a ferramenta Zoom novamente, clique uma vez apenas dentro do mês de janeiro com o botão direito do mouse para diminuir o zoom. Com a Barra de Rolagem Horizontal (na parte inferior da tela) role a barra para a direita para aparecer o mês de fevereiro. Verifique se o alinhamento está correto. (Fig. 11.3)
calendário com Corel Draw X6
Caso ele não esteja alinhado, clique dentro do mês de fevereiro e arraste até alinhar ele com o mês de janeiro. Você pode usar as as setas do teclado para alinhar para qualquer lado. Depois que você alinhar o mês de fevereiro com o mês de janeiro, crie novas linhas guia. Observe a imagem abaixo. (Fig. 11.4)
calendário com Corel Draw X6
Você vai rolar a barra de rolagem novamente até aparecer o mês de março. Verifique se está alinhado, se não, use as linhas guia como base para. Depois de alinhado, coloque duas Linhas guias verticais como você colocou nos meses de janeiro e fevereiro figura 11.4 acima. (Fig. 11.5)
calendário com Corel Draw X6
Continue o processo nos outros meses (Fig. 11.6)
calendário com Corel Draw X6
Veja que todos os meses estão com as linhas guias na vertical (em pé). Para que eles fiquem todos um abaixo do outro você vai alinhar eles segundo as linhas guias horizontais. Lembre-se sempre de usar a ferramenta zoom (figura 11 acima) quando precisar ver algum detalhe melhor. É hora de colocar as linhas guias horizontais nos outros meses. Para fazer isso vamos aumentar o zoom, depois você clica na régua horizontal (superior) e arrasta a linha guia até a linha do mês de maio. (Fig. 11.7)
calendário com Corel Draw X6
Agora você vai rolar a barra de rolagem horizontal (figura 11.3 acima) para a direita para aparecer os meses de junho, julho e agosto para alinhar eles. Depois que você alinhar esses meses (maio, junho, julho e agosto) você vai alinhar os outros meses; setembro, outubro, novembro e dezembro. Para isso você vai aumentar o zoom, depois vai colocar uma linha guia horizontal só no mês de setembro. Você irá alinhar os outros meses por esta linha guia. (Fig. 11.8)
calendário com Corel Draw X6
Agora que não vai mais precisar das  linhas guias você pode apagar elas. Para apagar é só você clicar na linha guia para selecioná-la e depois pressionar a tecla DELETE no teclado. Pronto, com os meses todos devidamente alinhados, é hora de agrupar todos eles para não perder o alinhamento.
Para agrupar os meses você vai pegar a Ferramenta Seleção (figura 9 acima), e selecionar todos os meses. Para selecionar todos meses ao mesmo tempo você vai dar um clique antes do mês de janeiro, vai segurar o clique e vai arrastar até depois do mês de dezembro, deixando todos os meses dentro do retângulo azul. (Fig. 12)
calendário com Corel Draw X6
Para agrupar você tem três maneiras de fazer isso. Com os meses selecionados vai aparecer na Barra de Propriedades a ferramenta Agrupar, é só você dar um clique e pronto, todos os meses estarão agrupados, tornando-se um único objeto. (Fig. 13)
calendário com Corel Draw X6
A segunda maneira de agrupar os objetos no Corel Draw é usando o comando Agrupar que fica no menu Organizar. Os meses tem que estarem selecionados, caso contrário o comando Agrupar não vai funcionar. (Fig. 13.1)
calendário com Corel Draw X6
E a terceira maneira é através da tecla de atalho CTRL+G. Com eles selecionados você segura a tecla CTRL e depois aperta a letra G. Para conferir se os meses ficaram mesmo agrupados, pegue a Ferramanta Seleção, clique fora dos meses para retirar a seleção deles, depois clique em um mês e arraste ele. Caso ele se mova sozinho, é porque não foi agrupado.
A essa altura o calendário está da seguinte forma: (Fig. 14)
calendário com Corel Draw X6
Se os meses do calendários estiverem um pouco no meio da folha, arraste eles pra o final da folha deixando eles assim como na figura abaixo. (Fig. 14.1)
calendário com Corel Draw X6
Você irá então digitar os nomes dos feriados. Use Ferramenta Zoom, depois clique dentro do mês de janeiro umas duas ou três vezes para ficar melhor para digitar os nomes dos feriados. (Fig. 15)
calendário com Corel Draw X6
Depois que o zoom estiver num tamanho bom, você pega agora a Ferramenta Texto e de um clique dentro da folha para digitar o nome do feriado. Se você digitar o texto, é possível que a letra vai ficar muito grande com relação aos dias do mês. Diminua portanto a fonte, no tutorial foi usado o tamanho oito, como aponta a imagem abaixo. (Fig. 15.1)
calendário com Corel Draw X6
Se você quiser também pode mudar a fonte do nome do feriado. Para mudar a fonte use a ferramenta Seleção, clique no nome do feriado e depois vai na Ferramenta Fonte (fonte do texto na figua 15.1 acima) e escolha uma nova. Selecione o nome do feriado e depois vai clicar na cor. As cores ficam na Paleta de Cores do lado direito da tela. (Fig. 15.2)
calendário com Corel Draw X6
Agora que já colocou o nome do feriado do mês de janeiro (confraternização Universal), você vai colocar agora os nomes dos feriados dos outros meses. Lembre-se de usar sempre a Ferramenta Zoom quando achar necessário aproximar mais os meses da tela para ver melhor. Como você vai usar o mesmo tamanho para os nomes de todos os feriados do calendário você pode deixar o tamanho que você usou no primeiro nome como padrão do Corel Draw para este documento.
Para deixar o tamanho padrão você clique na Ferramenta Texto, depois você vai em Tamanho da Fonte e muda o tamanho para o que você quer. Importante: você tem que mudar o tamanho antes clicar na folha.
Quando você colocar o novo tamanho vai aparecer a janela Alterar Padrões do Documento no meio da tela com as seguintes opções: Texto Artístico, Legenda, Dimensões e Texto de Parágrafo. Ative a opção Texto Artístico e depois clique em OK. (Fig. 15.3)
calendário com Corel Draw X6
O tamanho que você colocar vai ficar para todos os textos que você digitar neste documento, e não só os nomes dos meses. (Fig. 15.4)
calendário com Corel Draw X6
Agora é hora de colocar as fases da lua. Você pode optar por usar imagens ou criar. No caso do tutorial, será criado. Pegue a Ferramenta Zoom, aumente o zoom para aparecer apenas o mês de janeiro. Depois pegue a Ferramenta Elipse e desenhe um circulo no espaço vazio da folha. Para fazer o desenho do circulo, você clica na folha segura o clique e arrasta.
Para fazer um circulo perfeito você segura a tecla CTRL enquanto estiver arrastando o mouse para desenhar o circulo. Se preferir depois que desenhar o circulo você digita o mesmo tamanho para a largura e para a altura na opção Tamanho do Objeto (figura 10.4 acima). Com isso o circulo não corre o risco de ficar oval. (veja figura 16)
calendário com Corel Draw X6
Agora diminua o tamanho do circulo para o tamanho que vai ficar a lua na fase cheia e na fase nova. É recomendável que ele fique de um tamanho menor que os dias. Depois que diminuir o tamanho do círculo, você vai Duplicar o circulo para criar a Lua Cheia e a Lua Nova. Para duplicar você clica no circulo e depois pressiona a tecla de atalho CTRL+D. Uma cópia será criada em seu documento. (Fig. 16.1)
calendário com Corel Draw X6
Para desenhar a lua crescente e minguante você vai duplicar novamente um circulo. A lua crescente e minguante nada mais é do que um circulo pela metade. Agora você vai deixar o terceiro circulo só pela metade. Selecione o e clique na ferramenta Torta que fica na Barra de Propriedades. O circulo será cortado sendo retirado dele um quarto. (Fig. 16.2)
calendário com Corel Draw X6
Para deixar ele pela metade você vai até a ferramenta Ângulos Iniciais e Finais e onde está digitado 0,0  igite 90 e pressione a tecla ENTER para confirmar o tamanho(Fig. 16.3)
calendário com Corel Draw X6
Com isso temos a lua na fase Minguante, falta apenas a crescente. Duplique (pressione CTRL+D) este circulo que está pela metade (a lua na fase minguante). Agora clique na ferramenta Espelhar Horizontalmente que fica na Barra de Propriedades próximo a ferramenta Torta. (Fig. 16.4)
calendário com Corel Draw X6
Agora, pinte as luas de acordo como as da imagem abaixo. Para saber as datas de cada mês, o webcid é um bom site para isso. Organize as luas em seu calendário. (Fig. 16.5)
calendário com Corel Draw X6
Para duplicar todos os círculos, selecione o primeiro, pressione o shift e vá clicando nos outros. No final, pressione CTRL+D para duplicá-los de uma só vez. veja figura 16.6)
calendário com Corel Draw X6
Agora é hora de adicionar uma foto. Para colocar uma foto no Corel Draw você vai usar o comando Importar. Existem três maneiras de você usar o comando. A primeira é ao clicar no menu Arquivo e depois no comando Importar. A segunda é você usar a Ferramenta Importar, que fica na Barra de Ferramentas Padrão (na parte superior da tela). A terceira maneira é você usar a tecla de atalho CTRL+I. (Fig. 17)
calendário com Corel Draw X6
Quando você clicar em Comando/Ferramenta Importar vai aparecer a janela Importar. Na janela importar você vai colocar na pasta onde está a foto, depois vai clicar na foto e depois no botão Importar.  (Fig. 17.1)
calendário com Corel Draw X6
Quando Você clicar no botão Importar a foto não vai aparecer imediatamente no documento. Vai aparecer colado no cursor do mouse algumas informações referente a foto. (Fig. 17.2)
calendário com Corel Draw X6
É recomendável usar a opção apontada na imagem acima. Lembrando que você não vai clicar nestas opções. Você vai fazer o que ela está pedido. Ou seja, clicar, arrastar a foto até o tamanho desejado e soltar o botão esquerdo do mouse. A foto vai aparecer do tamanho que você deixar este retângulo. (Fig. 17.3)
calendário com Corel Draw X6
Claro que você pode usar as outras opções (figura 17.2 acima), mas se a foto for muito grande ela vai aparecer maior que a folha. Você pode também apenas dar um clique na folha que a foto aparece em seu tamanho original. Veja como ficou com a foto colocada. (Fig. 17.4)
calendário com Corel Draw X6
Importante: Sempre que você importar uma foto para dentro do Corel Draw é recomendado você converter esta foto num objeto Bitmap. Isso garante uma qualidade melhor na hora da impressão. Para converter a foto num Objeto Bitmap, clique nela e depois no menu Bitmaps. Use o comando Converter em Bitmap Ao clicar no comando, vai aparecer uma nova janela. Nesta janela você coloca sempre a Resolução em 300dpi no mínimo (como foi colocado no inicio do documento figura 2 acima), e Modo de Cores você coloca também o mesmo modo de cores que foi usado no iníco do documento. Com isso feito, clique em ok. (Fig. 17.5)
calendário com Corel Draw X6
Para digitar as informações do estabelecimento, usaremos um retângulo no topo da página. Você vai pegar a Ferramenta Retâgulo. Clique na folha, segure o clique e arraste para desenhar o retângulo. Não se preocupe com o tamanho inicial do retângulo. Você pode aumentar ou diminuir ele depois que desenhar. (Fig. 18)
calendário com Corel Draw X6
Para aumentar ou diminuir o tamanho dele, use os quadrados em volta do retângulo. Ele usará um preenchimento branco e os dados serão digitados dentro dele. (Fig. 18.1)
calendário com Corel Draw X6
Com as informações do estabelecimento comercial prontas, falta apenas colocar o ano. Abaixo o calendário pronto (figura 18.2)
calendário com Corel Draw X6


Leia também.

como visualizar eventos no seu PC.
como recuperar CD ou DVD arranhado.
como melhorar o desempenho do Windows.
como baixar vários arquivos do rapidshare.
como colocar assinatura no seu email.

Nenhum comentário:

Atenção,Aviso Legal.

Todos os direitos autorais reservados.
A violação dos direitos autorais é punível como crime, com pena de prisão, multa e indenizações civis .
LEI Nº 9.610
Art. 5º Para os efeitos da Lei, considera-se:
I - publicação - o oferecimento de obra literária, artística ou científica ao conhecimento do público, com o consentimento do autor, ou de qualquer outro titular de direito de autor, por qualquer forma ou processo.
Os donos de blogs ou sites que não respeitam a lei estão sendo notificados,denunciados,tendo seus blogs e sites fechados e processados.
Proibida cópia total ou parcial,e qualquer tipo de reprodução sem autorização em blogs ou sites.
Proibido o uso do nome Como Saber Fazer
O nome Como Saber Fazer é marca registrada e protegido por lei.
Apenas indique a fonte da informação colocando um link para o artigo do blog Como Saber Fazer.
Até agora: 25/06/15.
145 Blogs e
22 sites denunciados.
154 Blogs apagados pelo google.
221 donos de sites e 25 donos de blog respondendo a processos por plágio.
129 vitórias na justiça.
Leia no fim da página o aviso de Copyright.